Naufrágio mata oito pessoas no Amazonas
PUBLICAÇÃO
domingo, 17 de agosto de 2003
Agência Estado 
Porto Velho - A Delegacia Fluvial de Porto Velho confirmou ontem que oito pessoas morreram no acidente com o barco Orlandina, que naufragou no Rio Madeira, nas proximidades da Ilha da Pupunha, em Humaitá (AM), na manhã de sábado.
A embarcação seguia pelo rio com destino à capital rondoniense, com cerca de 70 passageiros a bordo. Por causa do mau tempo, com chuva e vento forte, o barco foi atirado contra as pedras, na margem do rio, adernando e afundando, em seguida. Eram 6 horas e a maioria dos viajantes ainda dormia. O Orlandina havia saído de Manicoré, no interior do Amazonas, às 18h30 de sexta-feira, com destino a Porto Velho. Quando faltava pouco mais de meia hora para chegar a Humaitá, o forte temporal levou a embarcação a pique.
A maior parte das vítimas é composta de crianças, uma vez que o Orlandina estava quase todo ocupado por jovens e meninos que seguiam para participar do Encontro de Quadrilhas da Calha do Rio Madeira, evento que reúne praticantes de danças folclóricas da região.
A possibilidade de superlotação do barco foi admitida. Mas o comandante da Capitania dos Portos de Rondônia, Sebastião Coelho, acredita que esse não foi o motivo do desastre.


