A Prefeitura de Londrina informa como irão funcionar os serviços municipais nos próximos dias na cidade, levando em conta o período do Natal. O Decreto nº 1.655, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati, estabelece que o expediente na sede administrativa da Prefeitura, nos dias 22 e 29 de dezembro, será das 8h às 14h. Aos órgãos municipais ligados ao Executivo, que operam de forma descentralizada, fica facultado alterar o horário de trabalho, conforme decisão do titular da pasta.

Todos estes locais não terão expediente na segunda-feira (25) e também no feriado do dia 1º de janeiro. Conforme o documento, ficam considerados pontos facultativos nas repartições públicas municipais os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. A íntegra do decreto pode ser acessada na edição nº 5.071 do Jornal Oficial do Município, publicada no dia 15 de dezembro.

Os órgãos que prestam serviços considerados essenciais atuarão com escala definida de acordo com a exigência, como já ocorre em períodos de feriados.

SAÚDE

As Unidades Básicas de Saúde funcionarão normalmente até sexta-feira (22), sempre das 7h às 19h. Ficarão fechadas na segunda-feira (25) e terça-feira (26) e reabrem na quarta-feira (27), no horário normal de atendimento.

A mesma regra valerá para o Centro de Especialidades Odontológicas, a Policlínica, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) I, o Caps AD, a Farmácia Municipal e o Centro de Testagem e Aconselhamento – Centro Dr Bruno Piancastelli Filho.

As UPA Sabará e Centro-Oeste (Jardim do Sol) seguirão abertas, durante 24 horas, assim como o Pronto Atendimento do Jardim Leonor. Também continuam funcionando normalmente os serviços do Samu, Maternidade Municipal, PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o PA/Caps III.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o PA 18 horas do Maria Cecília (zona norte) e o PA 16 horas do União da Vitória (zona sul) funcionarão das 7h às 19h. Ambos não abrirão nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, e terão funcionamento normal nos dias 26 de dezembro de 2 de janeiro.

Mais informações no site da Secretaria Municipal de Saúde – https://saude.londrina.pr.gov.br/.

LEIA TAMBÉM:

= Valor da passagem de ônibus para 2024 ainda não foi definido

= UBS da Vila Nova volta funcionar na sede própria após reforma

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Popular (rua Professor João Cândido, 14, em frente ao Terminal Urbano) não abrirá na segunda-feira (25). Nesta semana, o local está com cardápio diferenciado em celebração ao período de Natal.

PARQUE ARTHUR THOMAS

O Parque Municipal Arthur Thomas (rua da Natureza, 155, jardim Pizza) estará aberto todos os dias da semana, inclusive no Natal, dia 25. Regularmente, o local já funciona de terça a domingo, até mesmo em feriados, das 8h às 17h, e fecha apenas às segundas-feiras.

TRANSPORTE COLETIVO E RODOVIÁRIA

Por conta do funcionamento do comércio de rua, os ônibus do transporte coletivo circularão com os horários relativos a sábados no domingo (24), no período das 8h às 18h, passando a rodar com as tabelas de feriado a partir de então e durante a segunda-feira (25). No Terminal Rodoviário de Londrina, administrado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), haverá expediente somente das equipes operacionais, com recesso dos trabalhos administrativos.

Os agentes de trânsito atuarão em escala reduzida, com patrulhamento de rotina e monitoramento do tráfego. O efetivo completo voltará ao normal na quarta-feira (27).

LIMPEZA PÚBLICA

A realização dos serviços de limpeza, entre eles capina do mato, varrição de vias, lavagem de calçadas e conservação de lagos, será interrompida no Natal e restabelecida a partir do dia 26.

COLETA DE LIXO

A coleta dos resíduos orgânicos e do rejeito não será feita na segunda-feira (25). A orientação é que os moradores mantenham os resíduos em casa e só os coloquem na rua no próximo dia de atendimento. O recolhimento do material reciclável, que seria feito no feriado, também será transferido para o dia seguinte.

Os PEV (Pontos de Entrega Voluntária) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, nas regiões leste e norte, estarão abertos para o recebimento de descartes no sábado (23), das 8h às 15h30. No domingo (24) e na segunda-feira (25), permanecerão fechados, voltando a operar normalmente na terça (26).

FEIRA LIVRE

As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas regularmente, com presença facultativa dos comerciantes. Mais informações sobre a programação dos serviços podem ser obtidas pelo telefone (43) 3379-7900, até as 14 de sexta-feira (22).

DEFESA SOCIAL

A Guarda Municipal continua operando normalmente ao longo de toda a semana, prestando serviços 24 horas. Ficam mantidos os patrulhamentos regulares em áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre, entre outras.

Também funciona sem interrupções o serviço de videomonitoramento da GM. A quem precisar registrar denúncias e ocorrências, os telefones disponíveis são o 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

ACESF


Fechará no dia 25 e 26 terá ponto facultativo, incluindo setores administrativos, serviços relacionados a cemitérios e serviços financeiros. Já os atendimentos dos serviços funerários de plantão continuam funcionando durante 24 horas, podendo ser acessado a qualquer momento pela população.

Os cemitérios municipais também continuam abertos todos os dias, de segunda a domingo, das 8h às 18h, inclusive feriados, Natal e Ano Novo.

(Com informações do N.Com)