No ‘‘Top 5’’ da rá­dio-­peão a tô­ni­ca é o ecle­tis­mo das men­sa­gens. De­poi­men­tos co­lhi­dos pe­la FO­LHA com tra­ba­lha­do­res de di­fe­ren­tes ra­mos de ati­vi­da­de apon­tam que os co­men­tá­rios sur­gem a qual­quer mo­men­to e em qual­quer lu­gar e os ­mais co­muns são as brin­ca­dei­ras, go­za­ções e gra­ce­jos, ora por pu­ra sa­ca­na­gem ora com aque­la pi­ta­di­nha de se­gun­da in­ten­ção – a be­le­za da se­cre­tá­ria, a be­le­za da re­cém-con­tra­ta­da, o ma­ri­do traí­do, a se­xua­li­da­de in­de­fi­ni­da de al­guém.
  Mas há tam­bém co­men­tá­rios, di­ga­mos, um pou­co ­mais mal­do­sos, que po­dem aca­bar até em di­ver­gên­cias ir­re­con­ci­liá­veis. E exis­tem ain­da os in­for­mes re­la­cio­na­dos di­re­ta­men­te à ro­ti­na da em­pre­sa.
  A FO­LHA des­ta­ca abai­xo al­gu­mas re­ve­la­ções fei­tas pe­los fun­cio­ná­rios con­fir­man­do que a rá­dio-­peão con­ti­nua com o vo­lu­me bem al­to. Por mo­ti­vos ób­vios, as iden­ti­da­des não se­rão re­ve­la­das.


  ‘‘Como a empresa não tem preconceitos em relação à orientação sexual de quem ela contrata, acaba rolando comentários sobre algumas pessoas do tipo ‘não acredito que aquele gato é gay’. Com relação aos nossos supervisores acontece de falar mal, mas só quando ele é muito ruim. Aí a gente até avisa uma para outra para evitar o andar dele. Como a gente tem metas para cumprir, também tem essa coisa de ficar comparando entre a gente. Mas isso é normal. Se bem que, dependendo do uso que se faz, a rádio-peão pode prejudicar e magoar alguém’’
Atendente de Telemarketing


  ‘‘Aqui tem muita brincadeira que acaba se espalhando. Quando um motorista sai de férias e alguém pergunta por ele, já falam que morreu, convidam para a missa de sétimo dia e tudo. E tem os assuntos relacionados com a empresa. Em época de decisão importante, como no dissídio, a rádio-peão ferve. Logo tem alguém que já diz que a empresa propõe aumentar tantos por cento, etc. Mas, às vezes, os comentários da rádio-peão podem prejudicar também e isso já aconteceu comigo. Teve um motorista que falou coisas sobre mim que não eram verdadeiras. Por pouco eu não fui demitido’’
Motorista de ônibus


‘‘Sobre o trabalho, tem muito comentário sobre aumento de salário e a gente sempre sabe antes de aumentar. Aliás, tudo a gente fica sabendo antes. Teve até uma vez um amigo que trabalhava comigo em uma obra que todo mundo sabia que seria demitido, menos ele. Como ninguém queria contar, a rádio-peão funcionou porque fizemos chegar no ouvido dele. Tem até certos donos de empresa que acabam falando um pouco mais para gerar os comentários na obra. Já teve situação de o dono da empresa dar a entender que ia acontecer demissão e deixar escapar uma coisa ou outra’’
Funcionário de empreiteira

mockup