Nakamura discute descentralização de secretaria
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de agosto de 1997
Edna Mendes Guarapuava 
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Hitoshi Nakamura, em companhia do diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Antônio Andreguetto, e o presidente da Superintendência de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Sudersha), Nicolau Kluppel, se reuniram ontem na Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) com 30 prefeitos da região Centro-Oeste. O encontro foi a continuação de uma reunião anterior, realizada pelos três órgãos no ano passado em Faxinal do Céu, município de Pinhão, 40 quilômetros ao sul de Guarapuava).
A atuação descentralizada da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi o assunto de destaque da reunião. A secretaria, IAP e Sudersha aproveitaram para expor aos prefeitos as três principais linhas de ação do programa Paraná Ambiental. O programa consiste na reposição florestal, preservação de fundos de vale para melhoria da qualidade da água e a separação do lixo.
Nakamura disse aos prefeitos que é preciso mudar o comportamento e associar os problemas cotidianos dos municípios à questão ambiental. Ele disse ainda que a região Centro-Oeste é a única do Estado onde todos os municípios irão participar do programa Florestas Municipais. O programa prevê o reflorestamento anual de 10 mil hectares através do plantio de 20 milhões de árvores por ano em todo o Estado. Segundo o diretor-presidente do IAP, a alternativa de implantar o programa através dos municípios tem como meta descentralizar as ações e permite a implantação efetiva de uma política ambiental. São os municípios que constatam onde estão os problemas ambientais. Por isso, a preocupação dos prefeitos em conscientizar as comunidades, disse Andreguetto.
A questão da separação do lixo também despertou interesse em muitos prefeitos. A maioria dos municípios da região tem problemas com a destinação do lixo. As cidades de Turvo e Nova Tebas, por exemplo, não possuem aterros sanitários.


