GUARAPUAVA - Está acontecendo desde sábado, no bairro Jardim das Américas, o maior de Guarapuava, o projeto ‘‘Plantão da Cidadania’’. Durante o dia, o prefeito Vitor Hugo Burko (PSDB), secretários municipais e funcionários da prefeitura despacham no bairro. Mais de 20 barracas foram montadas e algumas salas de aula também estão sendo utilizadas para improvisar o atendimento à comunidade.
O ‘‘Plantão da Cidadania’’, também chamado de ‘‘Mutirão Social’’, é um programa de ação comunitária executado pela Secretaria de Promoção Social em parceria com o 26º Grupo de Artilharia e Campanha, Pastoral da Criança e Saúde, Delegacia da Mulher, Polícia Militar, Provopar, entre outras entidades assistenciais e comunidade em geral.
Segundo a secretária de Promoção Social, Madalena Nerone, o objetivo do projeto é cooperar com as comunidades para resolver de maneira mais rápida os problemas de higiene, saúde, moradia, documentação, educação, limpeza pública e domiciliar, recreação, organização comunitária e melhoria na qualidade de vida. ‘‘A intenção é deslocar uma parte da prefeitura como forma de mutirão para encaminhar e sanar os problemas da população carente.’’ A Secretaria de Promoção Social pretende realizar o mutirão uma vez por mês.(Edna Mendes)

mockup