Londrina – Enquanto moradores contabilizam os prejuízos com o excesso de chuva nas regiões Sul, Sudoeste e Centro do Paraná, famílias se unem para ajudar as mais de 420 mil pessoas afetadas diretamente pelos estragos. Alunos da escola de soldados da Polícia Militar foram às ruas em Londrina ontem para pedir a colaboração dos moradores. Em poucos minutos, o caminhão utilizado pela PM ficou repleto de donativos que serão destinados a quem perdeu tudo nas enchentes.
A arrecadação teve início no Conjunto Cafezal, zona sul. Parte dos 170 alunos seguiu também para a região norte. Fardados, os futuros policiais passaram de casa em casa e foram recebidos com tranquilidade pelos moradores. "Eu não fiquei intimidado não. Acho a ideia muito positiva", sorriu o aposentado Jairo Américo da Silva, que colaborou com um pacote de macarrão.
O sentimento de solidariedade se espalhou pelo bairro e as viaturas lotadas seguiram em direção ao caminhão cedido para a PM. De acordo com a Defesa Civil do Paraná, pelo menos 130 dos 399 municípios do Estado foram atingidos pelo temporal. Mais de 11.700 pessoas estão alojadas nas casas de parentes e amigos. Outros 3,4 mil moradores permanecem, provisoriamente, em ginásios de esportes, salões paroquiais, barracões e escolas.
Para a aposentada Danuta Valdrigui, a coleta nas casas facilita a arrecadação. "É deprimente a condição dessas pessoas. Elas não têm pra onde ir e, muitas vezes, moram onde há risco porque não tem como construir em outros locais. É importante ajudar quem precisa", reforçou Danuta que entregou um litro de óleo. "Eu estou acompanhando o que aconteceu. Tenho vontade de chorar. Eles perderam tudo, mas é mais triste quando perdem a vida. Agora ainda dá pra recomeçar", disse o aposentado José Felipe da Silva.
O porta-voz do 5º Batalhão da Polícia Militar, capitão Nelson Villa Junior, destacou que o objetivo é sensibilizar a população para fazer as doações. "Se cada aluno conseguir arrecadar 10 quilos de alimento, teremos quase duas toneladas até o final do dia", avaliou. Os alimentos e roupas seriam levados para os barracões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A ação da PM ocorreu apenas ontem, mas a população também foi orientada a fazer doações nos postos de coleta de qualquer sede dos órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Copel e Iapar. A cabeleireira Raquel Mota doou um litro de óleo e um pacote de feijão, mas já adiantou que pretende separar roupas e agasalhos para as famílias. "Precisamos nos unir para ajudar esse pessoal", destacou.

Orientação
As paróquias de Londrina e de 15 municípios da região também participam da campanha de arrecadação liderada pela Defesa Civil. A coordenadora executiva da Cáritas Arquidiocesana, Márcia Ponce, contou que os organizadores esperam números expressivos de doações até o final desta semana. "Os alimentos são para ontem. É urgente que todos participem", reforçou.
A orientação é para que os moradores doem alimentos não perecíveis, roupas limpas, calçados, cobertores, roupas de cama, colchões, materiais de limpeza, fraldas e água potável. "Não aceitamos móveis e equipamentos eletrônicos", avisou Márcia. "Mesmo que a nossa região não tenha sido atingida, é importante exercer a caridade e a solidariedade", concluiu.

mockup