Pelo menos 1.000 crianças serão atendidas até o final do ano no 1º Mutirão de Saúde Auditiva lançado ontem pelas Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), entidade credenciada junto ao Município. O mutirão, que engloba a realização de consultas, exames e entrega de aparelhos auditivos, quando necessário, teve início nesta quinta-feira (22). A ação conduzida na sede do Iles prosseguirá durante todo o ano. A maior demanda é de crianças com idade entre 2 e 6 anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, atualmente há 700 crianças que apresentam algum tipo de queixa auditiva, as quais serão atendidas nesta ação até o final do ano. “Como temos capacidade para atender 1.000 crianças, poderemos assistir outros meninos e meninas que entrarão na fila. No dia de hoje, 20 crianças estão recebendo o aparelho, as quais já passaram por todo o processo que inclui consulta, exames, diagnóstico, moldagem e teste, por isso estão aptas a receber o aparelho”, disse.

As crianças que apresentam perda auditiva bilateral (nos dois ouvidos) recebem duas próteses, que custam em torno de R$ 5 mil reais cada. No total, a Prefeitura investirá R$ 1 milhão durante o ano, distribuído entre exames e entrega de aparelhos. Os recursos provêm exclusivamente do Município.

O secretário lembrou, ainda, que a Prefeitura já realizou outros mutirões de saúde auditiva voltados a adultos e idosos. “Desde 2014, entregamos mais de 14 mil aparelhos auditivos para adultos e idosos, que estavam em uma fila de espera que demorava de 4 a 5 anos até o recebimento do aparelho. Hoje, conseguimos reduzir esta fila para 4 meses. Com relação às crianças, estávamos planejando este mutirão há algum tempo, dada a especificidade delas, e agora conseguimos realizá-lo. Nosso objetivo é que até o final do ano não haja mais fila de espera para aparelhos auditivos das crianças”, apontou. (com N.Com)

mockup