A Sesa (secretaria de Estado da Saúde) promove neste sábado (30) o primeiro mutirão de cirurgia infantil do HZSL (Hospital Zona Sul de Londrina). A ação atenderá crianças entre 4 e 11 anos, cadastradas no Sistema Estadual de Regulação (Care) dos municípios de Londrina, Cambé, Centenário do Sul, Jataizinho, Rolândia e Tamarana.

As cirurgias realizadas serão de extração da adenoide e amígdalas e, também, a cirurgia de fimose, intervenções que contemplam as especialidades de otorrinolaringologia e urologia. "Esta ação não só reforça a proposta de regionalização da saúde como também ajuda a dar vazão na fila de espera para realização desses procedimentos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Como forma de descontrair e tornar esse momento mais humanizado, o mutirão contará com a parceria do grupo “Viver em Riso” e da Lamar (Liga Acadêmica de Medicina Amigos do Riso) da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) de Londrina.

“Além da recreação que será desenvolvida pelos grupos parceiros, as crianças serão transportadas por um carrinho de brinquedo até o centro cirúrgico e receberão máscaras e pulseiras de super-heróis. Haverá ainda decoração com tema infantil na enfermaria cirúrgica e entrega de doces na alta hospitalar”, disse o diretor-geral do HZSL, Geraldo Júnior Guilherme.

LEIA TAMBÉM:

= Doação de órgãos e tecidos já salvou 140 crianças no Paraná em 2023

OPERA PARANÁ

Um novo mutirão será realizado pela unidade no próximo dia 11 de outubro, quando serão ofertadas consultas ambulatoriais para mais de 100 crianças entre 2 e 12 anos.

As ações fazem parte do Opera Paraná, programa lançado pelo Governo do Estado para acelerar os procedimentos cirúrgicos eletivos. O investimento para a primeira fase foi de R$ 150 milhões, o mesmo valor deve ser direcionado para a segunda fase.

ZONA SUL

O HZSL atende média complexidade e participa de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pós-covid-19 e cirurgias eletivas. O hospital dispõe, ainda, de atendimento para as seguintes especialidades: clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.

A estrutura é formada por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 pediátricos. A unidade também é referência em atendimentos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).

O hospital realiza aproximadamente 600 procedimentos cirúrgicos/mês. Com relação à pediatria, são cerca de 120 procedimentos cirúrgicos/mês, 70 deles de otorrinolaringologia.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)