Música para curar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Vítor Ogawa<br> Reportagem Local 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a importância de inserir a musicoterapia nos centros multidisciplinares de saúde há 18 anos, mas o uso da música como método terapêutico remonta à Grécia antiga. Na semana passada, o Coral HU em Canto realizou a "Seresta de Natal" em todas as alas do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná e as apresentações emocionaram a plateia nada convencional.
Internada com um tumor na cabeça, a paciente Maria Aparecida, de 65 anos, gostou muito da surpresa. "Achei lindo, lindo. Gosto de música. Eu me sinto bem quando eles cantam. Deus os abençoe porque eles trazem paz para a gente e nos ajudam na recuperação", declarou. Segundo ela, quando se entra no hospital tudo é muito sofrido e a condição de paciente a deixa muito preocupada. "Não é como na casa da gente, mas com essa apresentação a gente tem um momento de paz. Tenho que fazer uma cirurgia, mas tenho confiança no meu Deus que ele vai me tirar dessa", declara.
A estagiária de enfermagem Rhaíssa Toledo Romero relata que já presenciou uma paciente se emocionar quando o coral cantou em sua ala. "Quando uma pessoa fica internada, o psicológico fica afetado, mas esse coral ajuda na recuperação e na motivação deles", destaca.
Para quem trabalha no local, as apresentações também colaboram para reduzir o estresse da profissão. A enfermeira Inês Cristina Santos Soares, de 52 anos, afirma que as apresentações proporcionam paz de espírito e alegria. "Particularmente para mim é uma coisa muito boa. No estresse do dia a dia, o cântico traz coisas ótimas. Eu acho que é importante ter esse coral aqui. É uma época de família e de união. Imagino que para os pacientes seja tudo de bom, já que as músicas trazem palavras voltadas para Deus", afirma. Ela destaca tanto a relevância dessas apresentações que já faz planos para que um dia possa fazer parte do coral. "Eu acho de fundamental importância esse trabalho", afirma.
A gerente de qualidade do HU, Andreza Daher Delfino Sentone, integrante do grupo, explica que a seresta faz parte do projeto "Se Liga na Música". "É um projeto desenvolvido em parceria com a Casa da Cultura da UEL. O Coral HU em Canto já foi um coral bastante relevante na cidade anos atrás e agora a gente está resgatando esse coral", destaca. Ela explica que o objetivo das apresentações é levar música para humanizar o cotidiano dos pacientes e dos funcionários e tentar proporcionar um momento de bem-estar e alegria para toda a comunidade do hospital.
"Nós passamos por todos os setores do hospital levando uma mensagem para que as pessoas possam refletir sobre o sentido verdadeiro do Natal", destaca.
O coral é regido pelo maestro Edvaldo Souza, da Casa de Cultura da UEL. Uma das músicas executadas nas apresentações, "Um Novo Natal", é de autoria dele. Os 28 integrantes são funcionários do hospital e se reuniram duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, para ensaiar.
O repertório foi composto pelas músicas "Natividade", "Um Novo Natal", "A Voz do Natal", "Boas Festas", "A mão de Deus" e "Belém Bendita És". As apresentações tiveram a duração de 7 a 8 minutos por setor. "Parece pouco, mas se pensar no número de setores, é bastante, já que somos liberados durante o horário de trabalho para fazer isso", explica Andreza.


