Vânia Moreira
De Umuarama
Os municípios da região de Umuarama podem ser os primeiros do Brasil a criar um consórcio intermunicipal para construir e manter centros de recuperação de crianças e adolescente drogados. A proposta foi apresentada ontem de manhã numa reunião, no Sesc de Umuarama, entre prefeitos, juízes, promotores, representantes de conselhos tutelares, da Secretaria da Criança e do Instituto de Ação Social do Paraná (IASP). O presidente do IAPS, Aluísio Pacheco, participou da reunião. Ele informou que o governo do Estado aprovou a idéia e vai liberar recursos para ajudar na construção dos centros.
A exemplo dos consórcios de saúde, municípios da região de Umuarama vão formalizar um acordo para tratamento conjunto de crianças e adolescentes envolvidos com drogas; governo vai incentivar construção de centros de recuperação
Os próprios prefeitos sugeriram a criação de consórcios intermunicipais para viabilizar centros de tratamento para crianças e adolescentes drogados. O consumo de drogas entre a população infanto-juvenil aumentou muito nos últimos anos. Segundo o chefe regional da Secretaria da Criança em Umuarama, Donizete Fúrio, o consumo está se disseminando, principalmente nas escolas, e as crianças têm contato com a droga cada vez mais cedo. ‘‘Já temos crianças de 7, 8 anos viciadas’’. A região tem apenas dois ou três centros mantidos por entidades beneficentes, todos para adultos.
A proposta é criar dois centros de recuperação com 30 vagas cada um para atender os 32 municípios que compõem a Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios). Os centros vão trabalhar com atendimento diferenciado para crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. Os municípios dividirão as despesas de construção e manutenção.
Uma das cidades escolhidas foi Cianorte (87 quilômetros a nordeste de Umuarama), onde existe um centro em construção. A obra começou a ser construída pela Associação Evangélica Vida Viva. O presidente da Amerios, Antônio Cabrera de Souza (PDT), prefeito de São Tomé, ficou de marcar uma nova reunião com os prefeitos para decidir onde será construído o outro centro. Iporã (53 quilômetros a sudoeste de Umuarama) quer abrigar a segunda unidade.

mockup