Equipamentos foram adquiridos por meio de um consórcio; obras devem começar pela Estrada Pari-Paró, em Lerroville
Equipamentos foram adquiridos por meio de um consórcio; obras devem começar pela Estrada Pari-Paró, em Lerroville | Foto: Vivian Honorato/N.com

Os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia e Arapongas receberam nesta terça-feira (19) maquinários que serão utilizados para recuperação de estradas rurais dentro do Programa Patrulha Rural, do governo do Paraná. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Cidrebac (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Cafezal) a um custo de R$ 2,185 milhões. Eles serão revezados entre as cidades integrantes do consórcio a cada 40 dias trabalhados. As obras estavam previstas para começar ainda nesta terça-feira, na Estrada do Pari-Paró, no Distrito de Lerroville, em Londrina.

O maquinário havia sido comprado há cerca de um ano e ficou parado no Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), em Londrina, até que fossem resolvidas todas as pendências burocráticas. "Cada equipamento tem seu seguro e, para fazer seguro, teria que ter a posse dos equipamentos, licitação para o seguro, tudo é muito demorado e cada etapa é posterior à outra. Não dá para trabalhar várias etapas ao mesmo tempo. A burocracia está muito complicada. Era interesse do Estado e do consórcio que essas máquinas já estivessem trabalhando", disse o chefe do Núcleo Regional de Londrina da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), Antônio Carlos Barreto.

Os municípios apresentam um plano de recuperação das estradas, com um projeto técnico detalhando o que será feito em cada uma delas para análise e aprovação da Seab. O primeiro município beneficiado será Londrina. Depois da Estrada do Pari-Paró, com 16,2 quilômetros de extensão, está prevista a recuperação da Estrada do Apucaraninha, na zona sul, próximo ao município de Tamarana em um trecho de 3,6 quilômetros.

LERROVILLE

Produtor rural em Lerroville, Manoel do Carmo Chimenes espera que o consórcio resolva o problema da conservação das estradas que, segundo ele, estão há cerca de 12 anos sem manutenção. "As estradas rurais estão intransitáveis e é um prejuízo para os produtores rurais e para os alunos da região que não conseguem chegar até a sede do distrito para poderem estudar", comentou.

Chimenes comemora a iniciativa do consórcio, mas espera que o trabalho dos funcionários do município acompanhem a dinâmica do trabalho no campo. "O produtor rural trabalha com a previsão do tempo. Se chove ele não consegue trabalhar, mas no dia seguinte deu sol, ele está lá, pronto para trabalhar. Vamos ver se o consórcio também tem essa capacidade. Não adianta comprar uma máquina nova e a máquina ficar no barracão", cobrou.

Até agora foram entregues dois caminhões basculantes, um caminhão comboio, uma pá carregadeira, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira e, conforme a Seab, uma motoniveladora será incluída em breve ao conjunto de equipamentos.

O prefeito Marcelo Belinati, ressaltou que Londrina tem 900 quilômetros de estradas rurais que ao longo dos anos ficaram sem manutenção e que o maquinário próprio da prefeitura que não faz parte do consórcio também deve ser utilizado para a recuperação. "Esse é um trabalho de resgate, de reconstrução, no sentido de aos poucos a gente voltar a ter a qualidade das estradas rurais que tínhamos há 20 anos."

A programação dos trabalhos, explicou o prefeito, será influenciada pelo clima, mas a expectativa é que, em média, os equipamentos fiquem em cada município integrante do Cidrebac por 40 dias trabalhados. "Situações emergenciais também podem ser atendidas. As máquinas podem ser deslocadas para atender outras localidades atingidas por uma chuva, por exemplo."

"Hoje (terça) será feito o transporte até a localidade de Lerroville. Depois, se nenhum dos outros municípios integrantes do consórcio requisitar as máquinas, estamos elaborando as demais estradas, mas depende tanto da aprovação do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) quanto da Seab", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Ronaldo Siena. Ele garantiu que todos os trechos serão concluídos antes que o maquinário siga para outro município.

ROLÂNDIA

Depois de Londrina, o maquinário segue para Rolândia para atuar na recuperação da Estrada do Begali, com sete quilômetros de extensão, e da Estrada do Limãozinho, com 3,5 quilômetros. "A Estrada do Begali, entre Rolândia, Pitangueiras e Arapongas, que há muito tempo vem sem manutenção e inclusive foi motivo de recomendação do Ministério Público então a gente aproveita a chegada dessas máquinas para cuidar desse trecho agora com muito mais eficiência e rapidez. O maquinário da prefeitura está bastante defasado, adquirimos algumas máquinas através de emendas, mas não é suficiente para atender toda a extensão de estradas rurais que temos no município, que são mais de 200 quilômetros. Com o consórcio teremos mais agilidade e rapidez", disse o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto. A previsão é de 40 dias úteis de trabalho.

Se após concluídos os trabalhos em Londrina e em Rolândia, o maquinário deve seguir para Cambé ou Arapongas. A prioridade é para o município que apresentar primeiro o plano municipal de manutenção das estradas. Se nenhuma das duas cidades apresentar os projetos, os equipamentos retornam a Londrina.

mockup