Municípios lutam por uma UTI em Goioerê
Sid Sauer
De Campo Mourão
Lideranças de nove municípios estão empenhadas na implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Goioerê (67 km a oeste de Campo Mourão). O movimento começou no final do ano passado e já conseguiu a promessa do ministro da Saúde, José Serra, de que os R$ 316 mil para a compra dos equipamentos podem ser liberados pelo governo federal assim que as instalações físicas estiverem concluídas.
Temos esperança de estar com a UTI pronta até junho, diz o padre Pedro Speri, que é provedor da Santa Casa de Goioerê e um dos líderes do movimento pela unidade de terapia intensiva. Além dos prefeitos dos nove municípios Goioerê, IV Centenário, Rancho Alegre do Oeste, Ubiratã, Juranda, Boa Esperança, Mariluz, Moreira Sales e Janiópolis , o movimento conta com a participação do bispo de Campo Mourão, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
O grupo está aguardando uma resposta do secretário de Estado da Saúde, Armando Raggio. Ele ficou de tentar conseguir a liberação de parte dos recursos. A UTI terá cinco leitos para crianças e cinco para adultos. Se não conseguir o dinheiro com o Estado, Speri vai tentar uma vaquinha com as prefeituras. Cada uma teria que dar cerca de R$ 25 mil.
A Santa Casa de Goioerê inaugura nos próximos dias a nova ala pediátrica, com 25 leitos. O setor, que já está em funcionamento, foi praticamente todo feito com sobras de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS). É só administrar bem o dinheiro que dá, diz Speri.





