A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) publicou nesta terça-feira (27) o segundo informe semanal da dengue no Paraná. Foram registrados mais 305 casos da doença na última semana, sem óbitos. Somados aos dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná contabiliza 5.785 notificações e 792 diagnósticos confirmados. Não houve nenhuma morte.

Do total de registros no Paraná, a 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange um a população de 980 mil pessoas, responde por 169 casos da doença. Londrina tem, de acordo com o boletim da Sesa, 109 casos. Outros municípios da Regional com confirmações são Cambé (29), Florestópolis (7), Jaguapitã e Porecatu(com 5 cada), Bela Vista do Paraíso e Ibiporã (3 cada um), Assaí e Alvorada do Sul, ambos com 2 cada, Centenário do Sul, Lupionópolis, Mirasselva, e Rolândia (com um caso cada).

Ao todo, 269 municípios já registraram notificações da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e 135 possuem casos confirmados.

LEIA TAMBÉM:

= Primeiros ‘wolbitos’ são soltos em Londrina para ajudar no combate à dengue

OUTRAS ARBOVIROSES

Chikungunya e zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as informações sobre essas doenças constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de um novo caso de Chikungunya e 33 notificações da doença no Estado. Não há notificações de zika vírus até o momento neste novo período epidemiológico.

A Sesa reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)