Até o final desta semana, a Diretran encaminha um novo lote de notificações de imposição de penalidade a motoristas de Curitiba, fazendo a cobrança de multas por infrações cometidas nos últimos 30 dias. Ao todo, estão sendo expedidas 2.088 notificações. Quem fizer o pagamento da multa dentro de um mês terá 20% de desconto sobre o total devido. Os descontos podem variar de R$ 10,00 a R$ 103,00 aproximadamente, dependendo da natureza da infração cometida.
O diretor da Diretran, Kasuo Sakamoto, informa que até agora poucas pessoas se beneficiaram do desconto. ‘‘Muita gente desconsidera a multa. O motorista deve estar atento e ciente de que, em caso de não pagamento do débito, a dívida será vinculada ao cadastro do veículo e seu valor será atualizado com base na UFIR. Assim, na época da renovação do IPVA, além do imposto o proprietário do veículo terá que quitar uma conta ainda maior que inclui também as multas acumuladas’’, disse.
As imposições de penalidade começaram a ser feitas no final de maio. Na primeira etapa, foram liberados mil avisos de cobrança. Na segunda quinzena de junho, foram expedidos mais 1,5 mil, cujo prazo de pagamento termina no próximo dia 18 de agosto. ‘‘Nas duas remessas, foram as notificações por infrações graves e gravíssimas que predominaram’’, afirmou o diretor.
No lote que está saindo agora, segundo Kasuo, as infrações leves são as que mais aparecem. No grupo de 2.088 notificações, 1.438 são motivadas por infrações de natureza leve e dizem respeito principalmente ao estacionamento irregular. As notificações gravíssimas caíram de 446 no último lote (de 1,5 mil notificações) para 182 neste lote.
‘‘Precisamos baixar ainda mais a incidência de infrações graves e gravíssimas, que colocam em risco a vida das pessoas’’, avaliou Kasuo, que disse acreditar que muitas pessoas ainda cometem infrações por pura distração.

mockup