Mulheres chamam pai ou marido, aponta pesquisa
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de setembro de 1997
Londrina 
Chamar o pai ou o marido. Pesquisa feita em 1993 pela Universidade Estadual de Londrina mostrou que essa seria a reação da maioria das mulheres entrevistadas (53%) caso tivessem algum problema com o carro. Das ouvidas, 32% disseram que recorreriam a um mecânico e 12% responderam que pediriam ajuda a um estranho em caso de pane no veículo.
A contadora de vendas Cleide de Paula Silva, 37 anos, motorista há nove anos, disse que a última vez que enfrentou um problema com seu carro chamou o mecânico. Quase morreu de vergonha. O carro estava sem álcool, lembra. Mas o problema, deixa claro, tinha um responsável: o marcador de combustível estava com defeito.
Ontem, Cleide Silva participou da aula-relâmpago no Catuaí. Vale a pena saber como o carro funciona, conhecer as peças para não passar vexame.
A assistente administrativa Solange dos Santos, 28 anos, também se mostrou entusiasmada com a iniciativa. Motorista há cinco anos, ela acha que conhecer o básico é fundamental. Até para não ser enganada por um mecânico quando o carro vai para a oficina.
(Luka Morais)


