"Tenho vivido milagres. Tudo isso me deu forças e me deixou muito comovida. É um sentimento muito bom", conta Margarete Mormul
"Tenho vivido milagres. Tudo isso me deu forças e me deixou muito comovida. É um sentimento muito bom", conta Margarete Mormul | Foto: Gina Mardones - Grupo Folha

De uma hora para outra, a vida de Margarete Mormul, 47, tomou um rumo inesperado. Há cerca de três meses, a moradora de Londrina descobriu dois tumores na região do cérebro e teve que se submeter a uma cirurgia extremamente delicada e de urgência. Todo esse susto foi acompanhado ainda da necessidade de arrecadar dinheiro para custear as despesas do tratamento. Mas só foi vivendo todo esse drama que ela descobriu a generosidade que habita nas pessoas. A todo momento, Mormul agradece a Deus e mantém acesa a fé por dias melhores. E o resultado vem acontecendo a cada dia.

O primeiro deles foi o fato de a cirurgia para remoção dos dois tumores benignos no cérebro ter sido um sucesso, com nenhum sinal de sequela até o momento. Ela operou no dia 11 de julho e ficou em coma induzido por aproximadamente 72 horas.

O segundo foi na hora de entregar as chaves do veículo Vovage, o qual ela rifou para arcar com os custos do tratamento. “Quando fui entregar as chaves, ele (ganhador da rifa) me deu de volta. Fiquei totalmente emocionada. Foi um anjo de Deus”, diz.

A rifa comprada por um serralheiro aposentado, que mora na mesma região que Mormul, na zona norte, seguiu o sorteio da Loteria Federal (concurso 5411) no dia 3 de agosto. “Ele me pediu para não ter o nome citado e nem quer ser entrevistado, pois não gostaria que a história repercutisse em cima dele”, comenta Mormul.

A entrega das chaves do veículo foi no domingo (4) e tudo ficou registrado em vídeo. Nas imagens, ambos se emocionam e o homem, tendo um gesto de amor e solidariedade, deseja felicidades à Mormul. "O intuito é ajudar as pessoas, não é o prêmio em si", diz ele. O vídeo já está com quase cem mil visualizações.

Cada rifa foi vendida a R$ 20 e, inicialmente, a ideia era arcar com a cirurgia que deveria ser praticamente imediata para não comprometer ainda mais a visão de Mormul. Com a ajuda dos médicos, ela conseguiu passar pelo procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em poucos dias, e agora as doações que recebeu junto com as rifas vendidas estão sendo utilizadas na compra de medicamentos, realização de exames e , em breve, para um tratamento multidisciplinar.

Mormul estava trabalhando como motorista de aplicativo, mas o comprometimento da visão do olho direito a afastou da atividade. “Quando o médico disse que a cirurgia tinha que ser de emergência, minha família deu a ideia de rifar o carro para poder pagar todos os custos, que chegariam perto de R$ 100 mil, pois não tenho plano de saúde e era preciso correr contra o tempo”, conta.

A mãe e o filho de Mormul, além de outros parentes próximos, ajudaram com a divulgação da rifa, mas dos cinco mil números disponíveis, cerca de 500 foram vendidos (10%). “Muita gente estava comprando para ajudar e dizia que se ganhasse, não aceitaria o carro. Foi o que aconteceu com esse senhor, que nos ajudou. Neste mundo em que vivemos, existem coisas muito tristes, mas ainda há atitudes lindas como essa”, desabafa a mãe Rosalina.

O carro é o único bem material que Mormul possui. Ela o adquiriu em 2009 e, por enquanto, não há planos de voltar a trabalhar como motorista. “Tudo está nas mãos de Deus. Preciso recuperar minha visão e ter alta para voltar a trabalhar. Posso fazer de tudo, pois já trabalhei em diversas áreas, mas no momento só posso agradecer. Tenho vivido milagres. Ganhei de volta a vida e meu carro. Tudo isso me deu forças e me deixou muito comovida. É um sentimento muito bom”, completa.