Mulher come peixe e é internada
Albari RosaAlcir Afonso foi hospitalizadaO Hospital Santa Casa da Misericórdia de Paranaguá é o único do litoral que atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o último sábado, mais de 30 pessoas foram internadas no hospital com sintomas de cólera. De acordo com o provedor Henrique Chaves, todas as pessoas internadas foram medicadas com antibióticos e recebem soro fisiológico. Na maioria dos casos, os pacientes são liberados em 48 horas. Tudo depende da confirmação da doença e da resistência do próprio paciente, disse Chaves.
Ao ser liberado, o paciente continua sendo acompanhado pela Vigilância Sanitária. Os técnicos dão orientações nas casas dos pacientes para informar toda a família e diminuir o alto índice de casos suspeitos de cólera na região, afirmou ele.
De qualquer forma, o problema continua crescendo. Somente ontem, o hospital recebeu nove casos suspeitos de cólera. As internações crescem em progressão geométrica, alertou Chaves. Uma das pacientes internadas ontem foi a dona-de-casa Alcir Amaral Afonso, de 52 anos. Ela começou a ter diarréia e vômito na madrugada de ontem e foi internada imediatamente. Alcir conta que a causa do mal estar pode ter sido o peixe que ela comeu no dia anterior. (L.P.)





