Em dois anos, a Unimed de Londrina fez o plantio de mais de mil árvores como forma de neutralizar a emissão de carbono das atividades do dia a dia da empresa. O projeto, de acordo com a analista de responsabilidade social Fabianne Piojetti, foi iniciado quando a Unimed decidiu fazer o cálculo das emissões de carbono em nível nacional. A empresa local, porém, optou por fazer um inventário específico e realizar o plantio em território londrinense.
A opção escolhida foi destinar as mudas para o corredor ecológico do projeto Na Pegada do Parque. Um dos motivos é que a empresa Ambiente Neutro, responsável pela confecção do inventário, monitora o crescimento das plantas por cinco anos, tempo necessário para que as árvores passem a fixar o gás carbônico e consolidem a neutralização. A clientela foi envolvida por meio da distribuição de mudas para as mães dos recém-nascidos que recebem os serviços médicos da cooperativa. Para cada novo bebê a empresa planta uma árvore.
O plantio de 1,2 mil árvores por ano, explica Fabianne, é 266% maior do que o recomendado no inventário, que identificou como principais fontes de emissão de carbono o consumo de combustíveis, energia elétrica, água, papel e plásticos e viagens aéreas.(F.R.F)

mockup