Mudança em pontos confunde usuários
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de janeiro de 2013
Érika Gonçalves <br> Reportagem Local 
Os ônibus que passam pela Rua Sergipe, no Centro de Londrina, tiveram alterações nos pontos de parada. Para evitar os congestionamentos e também diminuir o número de pessoas nos pontos, desde a quarta-feira os coletivos não estão usando todas as paradas do itinerário.
Ao total, são 24 linhas que passam pela rua e o fluxo do trânsito ficava complicado quando todos os veículos paravam nos três lugares previstos. Agora, dependendo da linha é feita apenas uma parada, ou duas, antes do Terminal Central. A linha 200, por exemplo, só vai parar no ponto localizado na esquina da Avenida Duque de Caxias com Rua Sergipe. Já a 221, apenas na parada entre a Rua Minas Gerais e Rua Mato Grosso.
''Fizemos estudos para dividirmos as linhas. Principalmente nos horários de pico a fila de ônibus acabava até fechando a Rua Mato Grosso, o que causava irritação dos motoristas e engarrafava todo o trânsito'', explicou o coordenador de Operações de Transporte da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Moraes.
Ainda segundo o coordenador, o período foi escolhido devido às férias escolares, com menor fluxo de passageiros. Porém, mesmo com a sinalização em cada um dos pontos, os usuários ainda estão confusos e reclamando bastante. Na manhã de ontem, a reportagem pôde presenciar diversas pessoas fazendo sinal para o ônibus parar e reclamando quando o coletivo passava do ponto, ou mesmo tendo parado por conta do semáforo fechado, não abrir as portas.
Segundo Morais, os motoristas foram orientados a não abrir exceção, para que os usuários possam se acostumar. ''Senão vai ficar do jeito que estava'', explicou.
''Não gostei de saber que uma das linhas que eu uso não vão mais parar aqui'', reclamou a aposentada Rosa da Silva, no ponto localizado entre as ruas Mato Grosso e Minas Gerais. Ela afirma que costuma ir ao centro para fazer compras e pagar contas. Usuária das linhas 203 e 210, justificou que prefere pegar o ônibus lá e ir até o terminal, onde não precisa trocar de veículo e consegue ir sentada até o ponto final. ''Agora vou ter menos opção e demorar mais para chegar em casa'', justificou.
Para quem trafega pela rua, a esperaça é de que o trânsito fique um pouco melhor. O autônomo Marcelo Marques de Oliveira conta que passa todos os dias na Rua Sergipe e já opta por trafegar na faixa da esquerda justamente por causa dos ônibus. ''Talvez a melhor opção fosse não ter pontos aqui. As calçadas ficavam cheias de gente, é complicado andar por aqui.''
A atendente de lanchonete Elaine Cristina Eloy de Santana está acostumada com o tumulto no ponto em frente ao local de trabalho e ontem ajudava a orientar quem não sabia da mudança. ''As pessoas não olham a placa e reclamam mesmo, mas acho que logo vão se acostumar. Talvez fique melhor para quem usa a calçada, porque dependendo do horário ficava tudo fechado, não tinha como passar. A gente fica na frente da lanchonete para oferecer os produtos e várias vezes as pessoas brigavam comigo, dizendo que eu estava no caminho, mesmo estando dentro da loja'', conta rindo.
Para o comerciante Ludinei Picelli Filho, qualquer que seja a solução para o local, será delicada. ''Ficou ruim para os idosos, que precisam andar mais, dependendo do caso. Talvez o melhor seja retirar o estacionamento dessa rua, assim fica uma faixa para os ônibus e duas para os carros. Sei que para nós, comerciantes, é complicado por conta dos clientes, mas poderiam ver uns prédios onde pudessem fazer estacionamento. Isso tem que ser muito bem planejado.''
Londrina Norte
Para atender os usuários do Londrina Norte Shopping, foram feitas mudanças também nas linhas 403, 420 e 421. ''A linha 403 deixou de existir. Já as linhas 420 e 421, que tinham como ponto final o Terminal Ouro Verde antes de retornarem ao bairro, agora vão até o shopping, atendendo os moradores da região que precisam ir ao centro de compras'', explica Morais.
SAIBA MAIS
Esquina da Rua Sergipe com a Avenida Duque de Caxias
200 - 203 - 210 - 217 - 409 - 506 - 601 - 603 - 801
Rua Sergipe entre a Rua Mato Grosso e a Avenida Duque de Caxias
101 - 102 - 103 - 110 - 111 - 121 - 210 - 601
Rua Sergipe entre a Rua Mato Grosso e Rua Minas Gerais
104 - 105 - 106 - 107 - 108 - 112 - 113 - 201 - 203 - 221 - 409
Fonte: Moacir Morais, coordenador operacional de transporte da CMTU


