Mudança de
hábito alimentar
causa diarréias
Na atual temporada náuseas, vômitos e diarréias são os casos mais comuns atendidos no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. O diretor do hospital, José Martins Orso, garante que não há motivos para preocupações porque não é uma epidemia. ‘‘As pessoas acabam mudando radicalmente seus hábitos alimentares e, aliado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, acabam adoecendo’’, explica.
Para evitar problemas o nutricionista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Raul Heyde, orienta os veranistas para aumentar os cuidados na compra de alimentos e com a higiene no preparo das refeições. ‘‘É preciso, sobretudo, evitar excessos com alimentos gordurosos e frituras e consumir muitas frutas e líquidos.’’ Heyde informa que, dos produtos industrializados (enlatados, iogurtes, leite, etc) deve-se sempre conferir a data de validade e a procedência e também as condições de refrigeração (no caso dos laticínios).
Legumes, verduras e frutas devem ser comprados frescos e bem lavados antes de ingeridos. ‘‘O ideal é deixá-los de molho por 30 minutos na água misturada com algumas gotas de cloro ou vinagre’’, indica o nutricionista. A qualidade da água merece tratamento diferenciado. Mesmo se for encanada e de poço natural ou artesiano, deve ser fervida antes de ser usada no preparo dos alimentos. Para deixá-la em melhores condições de uso Heyde aconselha a adição de uma ou duas gotas de água sanitária para cada litro de água.
Heyde alerta que em hipótese alguma deve se preparar as refeições para consumo posterior a duas horas. ‘‘Depois deste período, qualquer tipo de alimento, cozido, assado ou frito, oferece riscos para a saúde.’’ Ao comprar peixes, indica o nutricionista, o consumidor deve ficar atento à firmeza da carne, ao cheiro ‘‘fresco’’ do animal, se as escamas não estão se soltando, se as guelras estão vermelhas e ao aparência ‘‘viva’’ dos olhos. ‘‘É claro que com as crianças os cuidados devem redobrar, principalmente com sorvetes, que sempre devem ser de marcas conhecidas.’’

ALIMENTOS
Não tenha problemas com a alimentação
- evite mudanças bruscas de hábitos alimentares
- beba muito líquido – de preferência sucos e água mineral
- não coma alimentos gordurosos e frituras
- cozinhe e asse bem carnes e peixes
- lave bem os alimentos crus (legumes, frutas e verduras)
- prefira molhos leves para acompanhar massas, carnes ou peixes
- não pratique atividades físicas intensas 2 horas depois de se alimentar