Mudança atrasa aulas de mais de 6 mil
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Fernando Rocha Faro<br> Reportagem Local 
Curiúva - Perto de 6,4 mil alunos das redes municipal e estadual estão sem aulas em Curiúva (Norte Pioneiro). O adiamento do início do ano letivo para 2 de março foi definido em acordo entre o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Telêmaco Borba e a administração municipal. O problema foi provocado por necessidade de mudanças nos itinerários do transporte escolar.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Reinaldo Vicentin, a escola do bairro rural Felisberto oferecerá ensino médio este ano. A mudança, determinada pela Secretaria Estadual da Educação e comunicada ao Núcleo dias antes do início previsto das aulas, implica na reestruturação das linhas usadas pelos estudantes da Zona Rural.
Para isso, explica, foi preciso abrir uma licitação. Ele garante, que os estudantes estarão nas salas no prazo previsto. ''Se as aulas começassem sem o transporte muitos alunos perderiam aulas e seriam prejudicados. Para que isso não aconteça, será montado um calendário de reposição'', afirma Vicentin, que acrescenta que a exigência de 200 dias letivos no ano será cumprida.
Um estudo em andamento, segundo Luiz Gonzaga Solak, assistente técnico do NRE, vai definir a forma de reposição: eliminação de recessos ou redução das férias de julho. Curiúva tem 15 mil habitantes e dez escolas municipais e cinco estaduais. A modificação, segundo Vicentin, será benéfica para os moradores dos distritos, uma vez que algumas comunidades ficam a 25 quilômetros da cidade.


