O dentista aposentado William Gripp ficou preocupado quando o cachorro Bob, o Dálmata da família, parou de se alimentar e apresentou dificuldades para urinar. ''Achei que poderia ser algum problema renal'', disse. Os exames permitiram constatar que o animal apresentava cálculo na bexiga. Após a realização de uma cirurgia, Bob melhorou gradativamente.
Segundo Gripp, o cachorro tem sete anos e apresentou o problema quando tinha cerca de quatro anos. Ele afirmou que quando ganhou o Dálmata, sabia que esta raça tinha tendência a desenvolver cálculos na bexiga. ''Mas a gente nunca pensa que vai acontecer um problema desses com o nosso cachorro'', explicou. Atualmente Bob leva uma vida normal. ''Ele brinca com minhas netas. É muito dócil e educado'', afirmou.
A enfermeira Marisa Faedrich também desconfiou que havia alguma coisa errada quando percebeu que sua Poodle Kika estava bebendo muita água e urinando em excesso. ''Descobrimos que ela tem diabetes'', afirmou. A Kika tem 11 anos, e apesar de esta ser uma doença que qualquer cachorro pode desenvolver, o índice de ocorrência é maior entre os Poodles. Marisa não tinha conhecimento disso quando adquiriu Kika.
Além da diabetes, Kika também possui glaucoma, uma consequência da primeira doença. Conforme a enfermeira, atualmente a cadela faz dieta e toma insulina diariamente. ''Antes ela comia ração à vontade, agora mudamos todo o esquema de alimentação. Está dando mais trabalho mas vale a pena, ela é muito boazinha'', descreveu a proprietária. Apesar dos cuidados com a saúde, Marisa afirma que a Kika é a alegria da casa. ''Mesmo com estes problemas ela continua brincando, outro dia ela estava correndo pela casa atrás de um paninho''. (M.A.)

mockup