O delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial (SDP) de Cascavel, Osnildo Carneiro Lemos, 51 anos, passou o cargo ontem a Luiz Alberto Cartaxo, 42, oriundo da Divisão de Polícia da Capital. Também foi iniciado processo de substituição de outros delegados, chefes de seções e investigadores. As mudanças foram decididas abruptamente pelo secretário de Segurança Pública Cândido Martins de Oliveira.
Ele esteve domingo em Cascavel, sigilosamente, um dia depois do procurador-geral da República Geraldo Brindeiro visitar a cidade. O secretário queria inteirar-se de ações movidas pelo procurador local Celso Antônio Três contra policiais. Três foi alvo de atentado. Na semana passada, um tiro de espingarda calibre 12 atingiu o carro do procurador.
O secretário Cândido de Oliveira esteve em Cascavel acompanhado de chefes estaduais da Polícia Civil, inclusive o novo titular da 15ª SDP, e a imprensa não foi avisada. A comitiva desembarcou às 9 horas e retornou a Curitiba às 15 horas. Não houve ato formal de posse, ontem, como geralmente ocorre em transições previamente preparadas. A Folha fez contato ontem com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública para ouvir a versão do secretário, mas não houve retorno às ligações.
A presença de Cândido de Oliveira em Cascavel só foi informada à Imprensa ontem, quando Luiz Alberto Cartaxo assumiu o cargo que era ocupado há 4 anos e cinco meses por Osnildo Carneiro Lemos. Osnildo disse que havia tomado conhecimento no sábado do atentado ocorrido na noite do dia 13 contra o carro do procurador Celso Antônio Três.
Também somente no sábado teria recebido informações que a autoria do disparo ‘‘teria sido de um policial’’. Por isso, ligou para a chefia da Polícia Civil colocando o cargo à disposição ‘‘para que não surjam especulações’’ a seu respeito. Três formalizou denúncias contra subordinados de Osnildo por envolvimento no golpe ‘‘3x1’’ (troca de cédulas falsas por verdadeiras, na proporção de três por uma).
Segundo o procurador Celso Três, o autor do tiro já está identificado, em investigações feitas pela Polícia Federal. Três prefere não revelar o nome, ‘‘por questões processuais’’, mas admite que é uma das pessoas ‘‘denunciadas, e quando seu nome for divulgado, já estará presa’’. Além das denúncias formalizadas pelo procurador, na Comarca local há um processo em curso contra investigadores e delegados, entre eles Osnildo. Eles são acusados de acobertar usurpação de função pública por Ivan Borges, 34 anos, que tem processos em outras comarcas, e está preso no 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel.
Luiz Alberto Cartaxo assumiu a 15ª SDP afirmando que sua designação para o cargo ‘‘se deve aos últimos fatos’’, que levaram a Secretaria de Segurança a uma intervenção ‘‘até certo ponto traumática’’, apressando as substituições. Cartaxo, 20 anos de Polícia Civil, disse que policiais que estiverem ‘‘envolvidos em investigação’’ deverão deixar Cascavel, ‘‘até que tudo seja esclarecido’’.
Ontem mesmo também assumiu o novo superintendente da subdivisão, Antoninho Laurentino Júnior. Esta semana serão feitas as demais substituições. Osnildo Carneiro Lemos, que tem 29 anos de Polícia Civil e havia chefiado a 15ª SDP em duas ocasiões anteriores, disse que permanecerá residindo em Cascavel, aguardando designação para nova função.

mockup