Os integrantes do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra, acampados na Fazenda Mitacoré, cumpriram a promessa feita anteontem de desbloquear uma das entradas de um caminho alternativo que ‘‘furava’’ a praça de pedágio no trecho da BR 277 em São Miguel do Iguaçu (45 km a nordeste de Foz do Iguaçu).
Segundo eles, o obstáculo impedia a passagem de tratores para o trabalho. Os outros trechos da estrada continuam bloqueados. Agora, quem quiser evitar a taxa terá que passar por dentro da Fazenda Mitacoré e aumentar o percurso em três quilômetros. O MST disse que removeu o obstáculo porque estava prejudicando o acesso aos lotes, mas não impede ninguém de usar a via.
O MST estava autorizando a entrada de veículos para protestar o alto preço do pedágio na rodovia, mas garante que nada era cobrado. As doações de agasalhos e alimentos ocorriam espontaneamente.
A concessionária Rodovia das Cataratas solicitou anteontem ao comando do Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar (GOE) que escoltasse dois tratores que fizeram dois grandes montes de terra nas entradas da via alternativa, inviabilizando o tráfego de veículos. A Polícia Militar informou que viaturas do GOE se deslocariam para bloquear novamente a entrada do desvio.

mockup