O promotor Eduardo Nagib Matni sugeriu na última quinta-feira (23) que a dona dos 25 cães que morreram asfixiados no início de janeiro em um carro e o proprietário do veículo que fazia o transporte paguem uma multa pelo crime. O valor indicado foi de mil reais para cada um. O pagamento seria dividido em cinco parcelas, com 30 dias de vencimento para a primeira mensalidade. O recurso será destinado para o Fundo Municipal do Meio Ambiente, que é cuidado pela Sema (Secretaria Municipal do Ambiente).

Imagem ilustrativa da imagem MP sugere que casal pague multa por morte de 25 cães em Londrina
| Foto: Arquivo FOLHA

Além disso, o casal pode optar em prestar serviços à comunidade por 50 horas durante quatro meses. A pena poderá ser convertida na participação de algum curso profissionalizante. Os dois estão respondendo por maus tratos, mas não foram presos porque assinaram um TCIP (Termo Circunstanciado). Segundo o promotor, a proposta será apresentada em uma audiência marcada para o dia 21 de fevereiro, às15h20, no 5º Juizado Especial Criminal de Londrina.

Se o acordo for aceito, o Ministério Público não vai oferecer denúncia e o processo automaticamente é extinto. Procurado, o motorista informou que não iria se pronunciar sobre o caso porque ainda não foi notificado. Já a mulher assegurou que vai acatar a sugestão do promotor.

A investigação

Em depoimento à Polícia Civil, a mulher disse que contratou o serviço do rapaz pela internet porque estava se mudando para outra casa. Durante a viagem, o automóvel quebrou e os cachorros morreram sufocados. Antes mesmo de concluir o caso, o delegado Mozart Gonçalves considerou "inadequado" o deslocamento.