MP quer demissão de policiais acusados
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de outubro de 2002
Sid Sauer<br> Equipe da Folha 
Campo Mourão - Uma ação civil pública apresentada terça-feira pelo promotor Inácio de Carvalho Neto está pedindo a demissão de cinco policiais civis presos em agosto, acusados de formação de quadrilha e extorsão mediante sequestro. Segundo o Ministério Público, eles foram enquadrados em ato de improbidade administrativa.
''A função pública é o mínimo que se pode tirar desses policiais'', disse Carvalho Neto. ''Eles não fazem jus ao cargo que ocupam.'' Além da demissão, a ação do MP pede a cassação dos direitos políticos dos cinco policiais e a cobrança de uma multa civil de até 100 vezes a remuneração de cada um.
A medida atinge quatro investigadores e um escrivão. ''Eles cometeram crimes gravíssimos de extorsão, extorsão mediante sequestro e corrupção passiva'', argumentou o promotor. Os policiais, no entanto, ainda não foram julgados.
Segundo a denúncia, que resultou na prisão expedida pelo Tribunal de Justiça, os cinco policiais teriam mantido dois rapazes presos ilegalmente durante três dias entre 30 de abril e 2 de maio de 2000 e pedido R$ 3 mil para que eles fossem soltos. O valor não chegou a ser pago porque o caso foi denunciado ao Ministério Público.
Os policiais negam a acusação. Eles dizem que levaram os rapazes à delegacia apenas para averiguação. O advogado R.T.D., que também foi preso acusado de participar do esquema, afirma que é inocente. Ele diz que pediu R$ 2 mil como honorários para acompanhar o caso no Juizado Especial Criminal. A ação do MP pede que o advogado seja multado em até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.


