Cianorte O Ministério Público de Cianorte (80 km a leste de Umuarama) abriu um processo de investigação para apurar uma tentativa de adoção ilegal. Um casal da cidade teria planejado adotar um recém-nascido sem passar pelos trâmites exigidos pela lei. De acordo com a denúncia feita ao MP, o casal retirou a criança do hospital com o consentimento da mãe, mas não conseguiu fazer o registro no Fórum. Uma assistente social que trabalha no hospital ficou sabendo da intenção do casal e levou o caso à promotoria.
''Isso é mais comum do que se imagina. Costumamos chamar isso de adoção à brasileira. Muitas vezes nem é por maldade. Para burlar a burocracia e furar a fila de espera, muita gente usa esse expediente e registra a criança direto no fórum'', explicou a promotora Elaine Garcia, da Vara da Infância e Juventude.
A promotora disse que a investigação irá apontar se houve conivência da diretoria do hospital ou má fé por parte do casal. ''Ainda é muito cedo para falar nisso, estamos no começo do trabalho.'' Se ficar comprovado algum ato ilegal, de acordo com ela, os envolvidos podem ser responsabilizados criminalmente. ''O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece regras de adoção, que não podem ser desrespeitadas.''
A criança, que foi encaminhada pelo MP a uma casa de abrigo, deve ser ganhar logo um novo lar. ''Ela continua na casa abrigo, mas deve ser adotada pelo primeiro casal da fila'', disse a promotora.

mockup