O Ministério Público (MP) enviou ontem um comunicado à direção da 17 Regional de Saúde para requisitar informações sobre as circunstâncias da morte de dois idosos, um de 77 e outro de 72 anos, que estavam internados no Hospital da Zona Norte (HZN) de Londrina aguardando transferência para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O idoso de 77 anos faleceu na terça-feira, e o de 72, na madrugada de anteontem.
O promotor de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais, Paulo Tavares, comentou que as primeiras informações que recebeu sobre as mortes foram levantadas por uma assistente social do MP. ''Vou pedir à direção da Regional que passe as datas e horários exatos dos acontecimentos e apurar se houve falha ou má vontade no atendimento'', explicou ele.
A chefe da 17 Regional, Vânia Gutierrez, relatou à Folha que o idoso mais velho foi internado no HZN no dia 26 de fevereiro, e o de 72 anos, no dia 28. O diretor-geral do hospital, Adílson Castro, informou que na terça-feira o estado de saúde dos dois pacientes se agravou e ambos passaram a necessitar de internamento em UTI. Como o HZN é uma instituição de atendimento secundário, a Regional acionou a Central de Leitos.
De acordo com Castro, o idoso de 77 anos faleceu cerca de três horas depois da UTI ser requisitada. Já o outro paciente veio a óbito aproximadamente 13 horas após a solicitação de vaga. Vânia Gutierrez afirmou que o idoso mais velho tinha sérios problemas de saúde: insuficiência respiratória grave, enfisema pulmonar e diabetes, e estava com pneumonia quando a transferência foi requisitada. O outro idoso sofria de insuficiência renal, diabetes e hipertensão, e estava com hemorragia digestiva.
''Os dois receberam a assistência adequada e todo o trabalho foi feito. Infelizmente, ambos faleceram antes de conseguirmos as vagas'', disse a chefe. Esta semana, um homem que estava internado no HZN teve que ser transferido para a UTI do Hospital da Providência, de Apucarana, cidade integrante da 16 Regional, porque não havia vagas nos hospitais da área da 17, que congrega 20 municípios da região de Londrina.
Segundo Vânia Gutierrez, as instituições da área da Regional têm ao todo 102 leitos de terapia intensiva, entre UTIs para adultos, pediátricas e neo-natais. São comuns transferências de pacientes para hospitais de outras quatro regionais de Saúde do Norte do Estado. A chefe, entretanto, disse que não há crise no setor.
''O governo do Estado fez investimentos na área. Em 2004, o Hospital Infantil recebeu sete novos leitos de UTI. Estamos discutindo o atendimento segundo o novo Plano Diretor estadual na área de saúde'', disse ela, que explicou que não há previsão de ampliação do número de leitos de UTI na região. Castro afirmou que a situação não está alarmante. ''Foi a primeira vez que tivemos dificuldades para transferir pacientes para hospital com terapia intensiva desde que assumi a direção do HZN, há cerca de 40 dias'', apontou.
O MP também requisitou explicações sobre o caso de um homem de 55 anos, que faleceu no HZN em fevereiro aparentemente em circunstâncias parecidas com as dos falecimentos desta semana. Castro disse que não se recordava da situação e que iria buscar informações.

mockup