A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Apucarana, em conjunto com o Procon, realizou operação nesta sexta-feira (20) para fiscalizar postos de combustíveis da cidade. Denúncias apresentadas ao Ministério Público indicavam que alguns postos estariam revendendo combustível adulterado e manipulando a quantidade de gasolina e álcool vendidos.

Dos 5 postos fiscalizados, dois apresentaram irregularidades. Em ambos, o Ipem constatou a chamada "bomba baixa", em que a quantidade de combustível indicada na máquina não corresponde ao volume do produto abastecido no tanque do carro.

"Os testes feitos pelos técnicos do Ipem demonstraram que a quantidade de combustível vendida ao consumidor era menor do que a indicada no leitor. Ou seja, o motorista acabava pagando por uma determinada quantidade e levando menos", explica o promotor de Justiça Walter Yuyama, que coordenou a ação.

As bombas adulteradas foram lacradas e os postos autuados administrativamente pelo Ipem e pelo Procon. O delegado do GAECO de Londrina, Alan Flore, irá instaurar inquérito policial com o objetivo de verificar se a irregularidades constatadas eram recorrentes.

Também foram coletadas amostras de combustíveis de todos os postos vistoriados para análise de possível adulteração nos produtos.

A operação foi realizada com o apoio do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), da Receita Estadual, do Comitê Sul Brasileiro de Qualidade de Combustíveis, da

Com informações do Portal Bonde.

mockup