Curitiba - Os moradores de Adrianópolis (Região Metropolitana de Curitiba) tiveram ontem a oportunidade de discutir os problemas da região com integrantes do Ministério Público (MP) do Paraná. A audiência pública aconteceu em Adrianópolis, no Vale da Ribeira, uma das regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. "Estamos elaborando um plano de ação para esses municípios e queríamos ouvir o que eles tinham a dizer antes de concluí-lo", explicou o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.
Cerca de 250 pessoas puderam apresentar diretamente para o procurador os problemas que as afetam no dia-a-dia. Entre as principais reclamações o transporte ganhou destaque. Muitas comunidades isoladas do município não tem estradas de acesso ao centro da cidade. "Nosso papel será intermediar esses pedidos junto ao Poder Público de forma que as políticas sociais cheguem de fato a região", afirmou Sotto Maior.
Para o procurador, um dos problemas da cidade que mais chamou a atenção do MP foram os resíduos que a extração de chumbo deixou na região. "As pessoas ainda sofrem com a contaminação, o que é uma questão seríssima de saúde pública", avaliou. A audiência de ontem é a primeira do programa Ministério Público Social, que deverá atender 127 municípios do Paraná que possuem baixo IDH.

mockup