Às vésperas do Dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira (2), os cemitérios de Londrina já começam a ter movimento. Mesmo com a garoa na manhã desta terça (1), muitos familiares preferiram visitar os túmulos para fugir da aglomeração do feriado. “Nunca deixo de vir na semana do Finados. Mesmo com a chuva, achei melhor me antecipar porque na véspera o clima é mais tranquilo e consigo até meditar mais sobre a vida e a morte”, diz Fátima Rossato, que passou pelo cemitério São Pedro (área central) nesta manhã para levar flores aos túmulos da filha e de dois tios.

No São Pedro, o mais antigo da cidade, os vendedores ambulantes iniciaram a montagem das barracas, esperando justamente o movimento da véspera. O vendedor de flores Ricardo Okamoto diz que a expectativa é vender cerca de 500 vasos nesta terça. “Isso se o tempo ajudar. A gente espera ter um movimento de 30% em comparação ao feriado porque já temos uma clientela fixa. Muitos passam por aqui para comprar flores e levar em outros cemitérios também”, diz Okamoto, que comercializa flores para o feriado de Finados há 17 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento nos cemitérios de Londrina começa na véspera de Finados
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) estima que 150 mil pessoas devem visitar os 13 cemitérios municipais nesta quarta. Entre os pontos com maior movimentação estão os cemitérios municipais Jardim da Saudade (zona norte), São Paulo (zona leste) e São Pedro.

O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, afirma que o número de visitantes nestes locais tem sido maior desde o fim de semana. “Se o tempo correr bem é provável que o movimento nesta terça-feira seja significativo. Estamos preparados em todos os cemitérios para receber milhares de visitantes, com cerca de 80 servidores distribuídos nestes locais para auxiliar nos atendimentos e teremos também a participação de oito agentes de endemias fazendo o trabalho de orientação no combate à dengue”, afirma. Segundo dados da autarquia, diariamente serão retiradas cerca de 5 toneladas de resíduos dos 13 cemitérios municipais.

LEIA TAMBÉM:

Acesf divulga horário de missas no Dia de Finados

Vanira Trindade estava na companhia do tio Geraldo Gomes de Amorim. Eles também optaram em antecipar a visita aos familiares sepultados no São Pedro. “Semana passada fizemos a limpeza dos túmulos e hoje viemos trazer flores para evitar o movimento do feriado. Fazemos questão de estar aqui todos os anos porque Finados é lembrança, nos leva à reflexão e faz parte da nossa tradição”, comenta Trindade.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento nos cemitérios de Londrina começa na véspera de Finados
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A Acesf informa que é proibido levar flores artificiais nos túmulos e que as flores naturais não devem ser deixadas dentro de sacolas plásticas para não acumular água.

GEORREFERENCIAMENTO

Em outubro de 2021, a Acesf liberou o acesso on-line dos visitantes aos jazigos do cemitério municipal São Pedro, o mais antigo de Londrina. A ferramenta de georreferenciamento auxilia o público na localização exata dos túmulos, seja pelo nome do falecido, data do óbito ou pelo número da quadra do jazigo. O serviço também está disponível no cemitério municipal Padre Anchieta, na zona leste. Para acessar o georreferenciamento dos cemitérios clique aqui.

SERVIÇO: Para mais informações, a Acesf atende pelos telefones (43) 3372-7881 e (43) 3372-7850, ou através do e-mail [email protected]. O site da autarquia pode ser acessado neste link.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.