Movimento Cristma completa 21 anos
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de agosto de 2001
De Londrina 
Uma missa campal reuniu ontem pela manhã cerca de 300 pessoas na sede do Movimento Cristo Te Ama (Cristma), em Londrina, para comemorar os 21 anos de trabalho da entidade. Presente hoje em várias cidades do Paraná, o Cristma comemora a recuperação de milhares de viciados em drogas e álcool e de suas famílias. A missa foi celebrada pelo padre Darci, de Maringá.
O Cristma foi idealizado e fundado por Luiz Carlos Tamarozzi, vereador pelo (PTB), e hoje é administrado pela Fundação Tamarozzi. Recentemente, o Cristma foi qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A qualificação foi publicada no Diário Oficial da União. Com o título, criado pela Lei Federal nº 9.790, dirigido a organizações do Terceiro Setor, passou a integrar um grupo seleto de entidades cadastradas em todo o País, para o desenvolvimento de projetos de interesse social em diferentes áreas.
Entre os benefícios concedidos pelo título, a instituição ganhou a possibilidade de aprovação mais ágil dos projetos e a autonomia para estabelecer parcerias com empresas públicas e privadas. Com a qualificação, o Cristma pode remunerar os profissionais liberais voluntários que assumirem a coordenação dos projetos e abrir espaço para que os parceiros usufruam da renúncia fiscal sobre o lucro operacional da empresa.
Segundo o vereador Luiz Carlos Tamarozzi, a qualificação exigiu que o movimento provasse, na prática, que trabalha com ética e interesse social, por meio da adoção de práticas eficazes na recuperação desses dependentes. Só no ano passado foram atendidas 137 mil pessoas em Londrina e cidades do Norte do Estado, disse o vereador.


