Curitiba A inspeção veicular iniciada ontem pelo Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná foi muito bem recebida pelos motoristas. Cerca de 50 pessoas levaram seus veículos para serem analisados. Os defeitos mais comuns encontrados durante a inspeção foram nos freios e nos faróis. A inspeção tem caráter educativo e não é obrigatória.
''Queremos apresentar para os proprietários de veículos o sistema que deve se tornar obrigatório em pouco tempo'', afirmou o coordenador da inspeção, o engenheiro Adauto Martinez Filho. Segundo ele, o governo federal já normatizou a verificação, mas falta determinar a partir de quando a análise será obrigatória e qual será a frequência. Não há previsão para o início da vistoria oficial. O equipamento utilizado ontem pelo Detran segue as normas previstas pelo governo federal.
O órgão enviou convite para inspecionar três mil carros de Curitiba e de alguns municípios da região metropolitana. A avaliação não é obrigatória e qualquer motorista pode participar da campanha, mesmo sem o convite. Basta comparecer ao pátio do Detran na unidade Tarumã, das 14 horas às 22 horas, até a próxima sexta-feira. São vistoriados os equipamentos obrigatórios dos carros: pneus, sinalização, emissão de poluentes, entre outros. O proprietário recebe um relatório com os defeitos detectados que caberá a ele consertá-los, sem obrigatoriedade.
Martinez Filho disse que a equipe técnica pode analisar até 70 veículos por dia. Cada análise dura cerca de 20 minutos e é feita por ordem de chegada. A pensionista Illa Lopes, proprietária de uma Brasília ano 79, recebeu o convite para inspeção e levou o veículo ontem. ''Há muitos carros caindo aos pedaços na rua e por isso apóio a inspeção do Detran'', observou. O Detran pode modificar a forma de atendimento devido à grande procura voluntária dos motoristas.

mockup