Londrina – Para diretor de trânsito da CMTU, Émerson Pacheco, muitos dos motociclistas são considerados condutores "complicados". "Não raro podemos ver motociclistas que se enfiam em qualquer brecha, isso inevitavelmente causa acidentes. Os números são alarmantes e devem servir de alerta para os imprudentes", advertiu, em entrevista à Rádio Paiquerê AM. Apesar da maior letalidade, os acidentes com motos caíram de 2.821 para 2.794 em um ano.
Os dados do Placar da Vida mostram que as mortes totais no trânsito subiram de 51 para 99 entre 2013 e 2014. No mesmo período, os óbitos relacionados a motos saltaram de 19 para 53. Mas, segundo a CMTU, a comparação fica prejudicada, pois antes de 2014 a estatística só registrava as mortes no local do acidente.
No ano passado, 53 pessoas morreram no local, 16 nas horas seguintes e 30 depois de um dia. Os homens foram maioria entre os mortos. Ao todo, foram 78 contra apenas 21 mulheres.
A CMTU levantou também os trechos mais críticos da cidade. A recordista de acidentes fatais é Avenida Brasília, com 13 ocorrências em 2014. A PR-445 registrou 16 mortes, mas o estudo divide em 10 mortes no trecho rural e seis no urbano. A lista segue com a a Avenida Dez de Dezembro, com seis mortes, e Avenida Saul Elkind, com cinco.(C.F.)

mockup