Amigos e parentes de dois motoboys que morreram em acidentes de trânsito em Londrina se reuniram no final da manhã de ontem para protestar por melhorias na sinalização. Aproximadamente 50 profissionais ocuparam parte da Avenida Winston Churchill, próximo à Avenida da Liberdade, por volta das 11h45. Os manifestantes estacionaram as motocicletas em quatro pistas de rolamento nos dois sentidos da Winston Churchill. Apenas duas faixas, uma em cada sentido da avenida, continuou liberada para a passagem de veículos. Fiscais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) orientaram o tráfego durante o protesto.
Os participantes fizeram buzinaço e chamaram a atenção para a morte de dois jovens. O primeiro, Fábio de Lima, de 28 anos, morreu em um acidente no dia 21 de março na Avenida Maringá. "O que fica é só o sentimento de revolta. O Fábio saiu de casa para trabalhar e não voltou mais", desabafou a viúva Mirian Graziela de Lima. O motoboy deixou um filho de 1 ano e 4 meses. "O motorista do carro que bateu nele tentou fugir, mas os outros companheiros de serviço chegaram rápido e retiraram a chave do carro. O motorista ficou lá, mas o Fábio acabou morrendo. Estou esperando uma resposta do Ministério Público para ver o que eu posso fazer", relatou.
O outro acidente ocorreu no último dia 8 de agosto, quando o motoboy Hugo Leonardo de Lima, de 26 anos, foi atingido pelo motorista de um carro no cruzamento entre as avenidas Winston Churchill e Liberdade. Uma das rodas traseiras se soltou do automóvel após a colisão. Ainda assim, o motorista do carro conseguiu fugir. "Pela placa do carro, eu achei o endereço da casa do motorista e do emprego dele. Ele estava no bar antes de causar o acidente. A polícia ainda não falou nada sobre a investigação. A gente quer respostas. Quero que esse motorista se apresente. O protesto não vai trazer a vida dele de volta, mas isso não pode ficar assim", disse a irmã de Hugo, Karen Resende de Lima, ao segurar uma fotografia do suspeito. A mãe, Valéria Resende, preferiu não dar entrevista.
Apesar do sobrenome semelhante, as duas vítimas de acidentes de trânsito eram apenas colegas de profissão. Familiares levaram faixas pedindo providências e fizeram camisetas para expressar a saudade que sentem dos dois rapazes. O coordenador da União dos Motoboys de Londrina (UML), Leandro Rodrigues, destacou que a categoria precisa ser mais respeitada nas ruas. "Nós sempre recebemos muitas críticas, mas geralmente a maioria trabalha em até três empregos. Precisamos de melhorias na sinalização, precisamos de vagas para que os motoboys possam fazer as entregas com mais tranquilidade, precisamos que as pessoas olhem mais para a nossa profissão", reivindicou Rodrigues. O protesto terminou por volta das 13h30. A categoria pretende realizar outras manifestações nas próximas semanas.
De acordo com a Polícia Civil, um suspeito de envolvimento no acidente que resultou na morte de Fábio de Lima já foi identificado. Sobre o caso de Hugo de Lima, a polícia afirma que no dia do acidente um inquérito foi aberto para apurar o fato e o advogado do suspeito já procurou a delegacia para apresentar o seu cliente.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que o grupo de motoboys não tem procurado a autarquia para falar sobre as manifestações e que no dia 26 será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o trânsito da cidade.

mockup