Mauricio Della Barba
De Londrina
Um princípio de motim ontem pela manhã no 3º distrito Policial de Londrina provocou tensão e medo entre os moradores do Jardim Bandeirantes (zona leste de Londrina), onde está localizada a delegacia. Cerca de 30 detentos fizeram um grande barulho batendo latas, copos e outros objetos nas grades e assustaram os policiais de plantão. A manifestação foi ouvida em boa parte da vizinhança do distrito.
Temendo uma rebelião, o delegado Jurandir Gonçalves André pediu reforço da tropa de choque da PM, que enviou sete viaturas e cerca de 30 homens para controlar a situação. ‘‘Alguns detentos fizeram algazarra dentro das celas, botando fogo em colchões e chutando as grades’’, disse o delegado. ‘‘Mas não houve qualquer tipo de reivindicação por parte dos detentos’’.
Segundo o delegado, o distrito do Bandeirantes enfrenta superlotação e por isso aconteceu o descontentamento dos presos. ‘‘Estamos com 93 detentos enquanto nossa capacidade é para 32’’, explicou. Depois do motim de ontem, o delegado preferiu transferir dez presos da delegacia para outro lugar.
‘‘Não dá para ficar assim. O que aconteceu ontem foi um meio caminho para uma rebelião geral dos detentos’’, avisou André. De acordo com os policiais, o motim foi liderado por quatro presos recém-transferidos para o 3º Distrito. Na noite de quinta-feira, houve um princípio de tumulto com a colocação de fogo em colchões.
O 3º Distrito Policial é uma das maiores e mais problemáticas delegacias de Londrina. A população do bairro já sofreu com algumas fugas e pequenas rebeliões de presos no local.