Na terça-feira (5), das 10h às 19h, a SETR (Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda), em colaboração com o Cees (Conselho Estadual de Economia Solidária), promove a segunda edição da Mostra Paranaense de Economia Solidária, voltada à Regional Londrina. O evento será realizado no campus da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica), localizado na Avenida Jockey Club, 485, Vila Hípica, zona oeste.

A Mostra reunirá 35 empreendimentos de Londrina, Apucarana (Centro-Norte) e Cambé (Região Metropolitana de Londrina), que vão trazer seus produtos para a venda. O evento contará também com a participação de representantes da Unicafes-PR ( União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná). E ainda as incubadoras da UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Estarão presentes o secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, e o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Governo do Paraná, Mauro Moraes.

O objetivo da mostra é ampliar a visibilidade da Economia Solidária na região, bem como reforçar sua estruturação enquanto política pública consolidada. Além disso, o encontro proporciona uma oportunidade para a comercialização e a partilha de vivências entre os trabalhadores que integram os empreendimentos, incentivando, assim, um engajamento social mais ativo.

TRABALHO COLETIVO

A gerente de Inclusão Produtiva da secretaria municipal de Assistência Social de Londrina, Emília Vella Falleiros Neta, frisou que a Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. “Essa iniciativa tem como base o trabalho coletivo, a autogestão, a cooperação, a justiça social, a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade com as gerações futuras. É uma estratégia de desenvolvimento econômico e social, e reconhecida como política pública de trabalho e geração de renda”, explicou.

De acordo com o mestre artesão da Fedart (Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Paraná), Ronaldo José Moreira, trata-se de "uma política fundo a fundo. Temos recursos do governo federal, que repassa para o fundo estadual da Economia Solidária, que por sua vez repassa para os fundos sociais da economia social.”

Os produtos que serão comercializados incluem itens de artesanato, alimentos como panificação, lanches e açaí, e artigos da agricultura familiar produzidos no assentamento Eli Vive, do Distrito de Lerroville, na zona sul de Londrina. A mostra é realizada uma vez por mês em diferentes cidades paranaenses. A primeira edição foi promovida em Curitiba, em 8 de agosto, e após o evento de Londrina, a atividade retornará para a capital em outubro.

PROGRAMAÇÃO

10h - Abertura Oficial da Mostra Regional de Economia Solidária.

12h - Apresentação Cultural

15h - Abertura da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Economia Solidária no Paraná, com a participação da presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Suelen Glinski, do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, e do secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Mauro Moraes.

18h - Encerramento da Reunião Ordinária com visitação à Mostra e Apresentação Cultural

19h - Encerramento da Mostra.

(Com informações do N.Com)