REFLEXO DA VACINAÇÃO -

Mortes por Covid-19 caem pela metade no Paraná em agosto

Relatório da Sesa também mostra que a quantidade de casos é a menor em dez meses

Reportagem local
Reportagem local

 

Mortes por Covid-19 caem pela metade no Paraná em agosto
Arquivo FOLHA
 


Um levantamento realizado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que o Paraná registrou 1.212 óbitos por Covid-19 em agosto, exatamente a metade das notificações de julho (2.424). Além disso, o número de mortes foi o menor já contabilizado desde novembro do ano passado, que fechou com 1.027 registros.


O relatório também mostra que a quantidade de casos é a menor em dez meses. Somente em agosto, o Estado confirmou 53.647 casos da doença – número que não baixava desde outubro de 2020, quando 38.305 casos foram notificados.


Ainda segundo o relatório da Saúde, 131 municípios não registraram óbitos em decorrência da doença em agosto. Destes, 23 estão há mais de 90 dias sem mortes. Em Guaporema, no Noroeste do Estado, não houve nenhuma morte pela doença este ano e Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste, nunca registrou óbitos por Covid-19.


Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a queda nos indicadores demonstra a efetividade das vacinas. “Não há dúvidas de que a vacinação é segura e eficaz. Vínhamos de uma média de, pelo menos, dois mil óbitos por mês este ano e agora, com o avanço da vacinação, reduzimos o número pela metade”, disse.


VACINAÇÃO

Agosto foi o mês que o Paraná aplicou mais vacinas contra a doença desde o início da campanha de imunização, em janeiro. Ao todo foram 2.637.551 doses, sendo 1.622.246 primeiras aplicações ou doses únicas e 1.015.305 segundas doses.


Somente com relação à segunda dose, o último mês correspondeu a 33,1% do total aplicadas no Estado até agora. Foi o mês com mais aplicações do complemento do esquema vacinal. As informações são do Vacinômetro Nacional.


TRANSMISSÃO

O número de reprodução eficaz, ou Rt, é o número médio de contágios causados por pessoa infectada e indica a velocidade de contaminação da Covid-19 em cada localidade. Na terça-feira (31), o Paraná estava com 0.88, o que significa que 100 pessoas contaminadas pelo vírus Sars-CoV-2, transmitem, em média, para 88 pessoas. Os números são bem diferentes dos registrados em 25 de junho, quando o Paraná atingiu um Rt de 1.48.


Com informações da Agência Estadual de Notícias

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo