Morre pioneiro do rádio em Londrina José Ambrósio Neto, que tinha 84 anos, foi o primeiro locutor esportivo da cidade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de novembro de 2004
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Faleceu anteontem, vítima de câncer, um dos nomes mais antigos do rádio em Londrina. O radialista José Ambrósio Neto, 84 anos, ou simplesmente Ambrósio Neto, foi o primeiro locutor esportivo da cidade e atuou no final da década de 40 na Rádio Londrina. Mas em entrevista concedida à Folha em 1989, ele relembrou um dos fatos mais importantes que transmitiu na carreira: a renúncia do presidente Jânio Quadros.
Ambrósio Neto iniciou no rádio em sua cidade natal, Araraquara (SP). Depois de passar por rádios de São Paulo, chegou à Londrina onde trabalhou na Rádio Londrina. O locutor afastou-se da carreira em 1964, quando deixou a Rádio Cultura de Maringá. O filho caçula do radialista, José Caetano Ambrósio, 50 anos, relembrou do tempo de criança quando acompanhava os programas do pai ao vivo no auditório da Rádio Londrina. ''Era um baita de um cara'', comentou emocionado. Conforme José Caetano, uma das últimas tarefas do pai antes que seus problemas cardíacos se agravassem, foi como pastor auxiliar na Igreja do Nazareno, na Zona Sul de Londrina.
O companheiro de Ambrósio Neto no rádio por muitos anos, Aimoré Kley, 80 anos, também recordou com carinho do velho amigo. ''Era uma pessoa muito querida e muito bom de papo'', comentou.
Em entrevista à Folha publicada em 30 de outubro de 1989, Ambrósio Neto falou sobre as dificuldades das primeiras transmissões de partidas de futebol em Londrina, quando panes e até furtos de cabos e fios telefônicos interrompiam as transmissões. Na mesma reportagem, confessou que um dos fatos mais marcantes em sua carreira foi a transmissão, em primeira mão para todo o Paraná, da renúncia do presidente Jânio Quadros, na manhã do dia 25 de agosto de 1961. Ele estava na Rádio Cruzeiro do Sul, em Curitiba. ''O clima político não era dos melhores, pois tudo indicava a iminência de mudança de Governo. Como gostava muito de música sintonizei na Rádio Mayrink Veiga (RJ). Passado um tempo eles cortaram a música para dar a notícia de última hora: era a renúncia do presidente Jânio Quadros. Imediatamente fui para o estúdio e passei a informação: 'Jânio Quadros acaba de renunciar ao Governo do País'''.
Ambrósio Neto foi sepultado no início da tarde de ontem, no Cemitério Parque das Oliveiras. Ele era viúvo e deixou três filhos e dois netos.


