NetdealEvents
FUNDADOR DO LONDRINA GOLF CLUB -

Morre Masaji Numata, pioneiro de Londrina


Vitor Ogawa - Grupo Folha
Vitor Ogawa - Grupo Folha

Morreu na tarde de quarta-feira (20) , em Londrina, o pioneiro de Londrina, Masaji Numata, aos 92 anos. Ele estava com câncer, passou mal no dia anterior e não resistiu. Ele nasceu na província de Hokkaido, no Japão, em 17 de janeiro de 1928, onde sua família possuía uma fábrica de doces. Ele veio ao Brasil a bordo do navio Arizona Maru, em 1933, no qual viajou por 56 dias de viagem, passando pela China, Singapura, Índia, África.


Morreu na tarde de quarta-feira (20) , em Londrina, o pioneiro de Londrina, Masaji Numata, aos 92 anos.
Morreu na tarde de quarta-feira (20) , em Londrina, o pioneiro de Londrina, Masaji Numata, aos 92 anos. | Gustavo Carneiro / Arquivo Folha
 


Foram dez portos antes de desembarcar aqui. Ele chegou em Londrina em 1934. Seu pai, Koichiro Numata, havia comprado terras na região de Registro, no Estado de São Paulo, na colônia Sete Barras, mas ele permaneceu apenas 10 meses naquela região, porque a qualidade das terras era muito ruim. Depois de ficar sabendo por intermédio de amigos sobre o Norte do Paraná, eles resolveram comprar quatro alqueires em Londrina, na seção Central de Londrina, onde sua família ajudou a desmatar a mata virgem na propriedade e construiu um barraco rústico. 




Foi ele e o irmão Shinichi que criaram o primeiro campo de golfe do Norte do Paraná, inaugurado em 15 de abril de 1989 com o nome Londrina Golf Club. Ele se recordava com orgulho em suas entrevistas que no início plantava pés de mamona para fazer as marcações de onde seriam plantadas as árvores do clube de golfe. Ele foi membro do Instituto de Moralogia, um dos fundadores da Associação Beneficente Nipo-Brasileira Rubiácea de Londrina e diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. 




Leitor assíduo da Folha de Londrina, ele chegou a dar um depoimento relatando sua relação com o jornal. Se recordava do tempo em que o jornal ficava na avenida Duque de Caxias, logo após a saída de um amigo dele do imóvel, o senhor Ueda. 


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:


Continue lendo


Últimas notícias