Érika Pelegrino
De Londrina
Uma testemunha da história do Colégio Mãe de Deus e de Londrina morreu ontem, às 11h50, vítima de senilidade. Irmã Mariavirgo Moser, 89 anos, levou com ela a memória de uma vida dedicada ao colégio, à cidade e à religião. Internada desde quinta-feira passada na Santa Casa com problemas de pressão e respiração, ela não resistiu e faleceu. O enterro será às 9 horas de hoje, no Cemitério São Pedro (Avenida JK, área central).
Irmã Mariavirgo chegou a Londrina quando a cidade tinha pouco mais de cinco anos de fundação. Vinda da Alemanha, ela pisou o Norte do Paraná em 1939 para trabalhar com educação infantil e no internato do colégio, recentemente criado.
Em 1936 tornou-se irmã de Maria do Instituto de Schoenstatt, congregação criada na Alemanha pelo padre José Kentenich, das mãos de quem recebeu as vestes da irmandade. Três anos depois veio para Londrina. Segundo a irmã Dionéia Lawand, do Colégio Mãe de Deus, ela tinha formação em educação infantil, por isso ajudou na implantação do jardim de infância no estabelecimento. Durante 40 anos trabalhou neste setor e no internato.
Irmã Dionéia conta que irmã Mariavirgo tinha muita cultura e uma das suas contribuições foi trazer para os alunos o som do violino. Ela era violinista na Alemanha e desde que chegou sempre tocava o instrumento no colégio, embora nunca tenha chegado a ministrar aulas de violino.
Sua alegria e serenidade se assemelhavam ao som que ela tirava do instrumento. Irmã Dionéia afirma que de todas estas virtudes, a que mais servia de incentivo e estímulo às outras irmãs era a intensa dedicação à vida religiosa.
‘‘Ela tinha muita cultura, mas acima de tudo era uma mulher de intensa oração e que viveu toda a sua vida correspondendo à vontade de Deus’’, afirma. O corpo da irmã Mariavirgo Moser foi velado ontem no Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Colégio Mãe de Deus.