Morre em Londrina o médico José Eduardo de Siqueira
Ele tinha 82 anos, foi professor da UEL e da PUC, presidente da AML e membro do Conselho Nacional de Saúde.
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de fevereiro de 2025
Ele tinha 82 anos, foi professor da UEL e da PUC, presidente da AML e membro do Conselho Nacional de Saúde.
Reportagem local

Morreu neste domingo (9), aos 82 anos, o médico cardiologista e bioeticista José Eduardo de Siqueira. Autor de vários livros e pesquisador de renome internacional, ele também foi homenageado, em 2014, na Câmara Municipal, com o título de Cidadão Honorário de Londrina.
José Eduardo de Siqueira nasceu na cidade de São Paulo, em 10 de julho de 1942. Formou-se em medicina pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, em 1967. Cursou residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, especializou-se em literatura em 1975 e em cardiologia em 1976. Concluiu o curso de doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1974 e mestrado em Bioética pela Universidade do Chile, em 1998.
Trajetória
Foi professor de Clínica Médica e Bioética da UEL no período de 1970 a 2009, coordenador do curso de medicina e professor do curso de mestrado em Bioética da PUC/PR - Campus Londrina.
Atuou também como editor de revistas científicas, foi presidente da AML (Associação Médica de Londrina) de 1990 a 1992 e da Sociedade Brasileira de Bioética, de 2005 a 2007.
Siqueira também foi membro do Conselho Nacional de Saúde, membro fundador do Instituto Palliare de Londrina, pioneiro do Conselho Municipal de Saúde de Londrina, titular da Academia Paranaense de Medicina e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. O médico foi também assessor da RedBioética da Unesco para a América Latina e Caribe e integrante da Associação Internacional de Bioética.
Prêmios
Conquistou inúmeros prêmios e títulos, entre eles o “Prêmio Léo Pessini - 2020” da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Paraná; e o título de "Pioneiro dos Cuidados Paliativos no Paraná - 2024", pelo Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do CRM-PR.
O velório do médico José Eduardo de Siqueira começa as 6 horas desta segunda-feira (10), na sede da Associação Médica de Londrina, na Avenida Harry Prochet, 1.055. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras.

