Moradores se reúnem para cobrar esgoto na zona leste
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de maio de 1997
Adriana De Cunto 
Os moradores da zona leste se reúnem hoje à tarde, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, para cobrar das autoridades a instalação da rede de esgoto em toda a região. Cerca de 70% das famílias da zona leste não contam com esgoto em suas casas. Muitas residências já não têm mais espaço para abrir fossa no quintal e tem gente cavando buraco até na calçada da frente para depositar os dejetos.
A reunião de hoje foi convocada extraordinariamente pelo Conselho de Saúde da Região Leste (Conleste). Como a Sanepar prometeu investir R$ 34 milhões em água e esgoto na Cidade, os moradores querem garantir a fatia da zona leste. Foram convidados representantes da Sanepar, da Secretaria de Obras da prefeitura, da Autarquia Municipal do Serviço de Saúde, Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O presidente do Conleste, Marcos Urbaneja, lembra que a zona leste reúne cerca de 80 mil habitantes. Os bairros que estão em situação crítica, devido à falta da rede de esgoto, são principalmente o conjunto Ernani Moura Lima e o jardim Brasília, onde em muitas casas já não há espaço para abrir fossa. Nas favelas, conta a conselheira Dulce Silveira, crianças e adultos convivem com o esgoto a céu aberto. A situação nas favelas pode provocar inúmeros casos de hepatite, cólera, entre outras doenças, alerta Dulce.
O gerente de obras da Sanepar em Londrina, Rafael Nagayama, diz que a zona leste vai receber 51,6 mil metros de rede coletora de esgoto, que irão beneficiar 3.572 famílias. As obras começam no próximo semestre e se estenderão pelos seguintes bairros: Bonzetti, Amazonas, Ernani Moura Lima 1 e 2, José Bonifácio, Alexandre Urbanas, São Pedro, Antares, Novo Antares, Tatiane, Tomy, Vera, Graziela e Aeroporto. Segundo Rafael Nagayama, os recursos são da Sanepar e da iniciativa privada.


