Jacarezinho - Um grupo de moradores da Vila Ribeiro, em Jacarezinho, iniciou ontem uma mobilização para reivindicar a pavimentação da Rua Haroldo Bianchi. Segundo os organizadores do ato, a rua com cerca de 150 residências e abriga quase 600 pessoas. O movimento foi organizado durante a semana e começou com a fixação de faixas em vários pontos da rua. Nelas, os moradores pedem a pavimentação à prefeitura.
Os coordenadores do movimento afirmam que solicitam a pavimentação há quatro anos. Eles também argumentam que o asfalto, além de beneficiar a população local, vai melhorar a ligação entre os bairros Vila Setti e Nova Jacarezinho. Os moradores calculam que trafegam na rua, em média, 50 veículos por hora. De acordo com eles, a rua também é o principal acesso da região à Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho.
Welk Daniel mora no local há seis anos e afirma que o objetivo da mobilização é sensibilizar os governos municipal e estadual. Ele observa que a comunidade é prejudicada quando chove, com o barro e a lama em áreas próximas às casas, e no período da seca, quando há aumento de casos de problemas respiratórios devido à poeira.
A assessoria do prefeito de Jacarezinho, José Antônio de Oliveira (PSDB), informou que a obra está prevista no cronograma, mas que ainda não há recursos. A assessoria explicou que a obra teve início em 2002, mas não foi concluída porque no final do segundo semestre de 2002 o governo Jaime Lerner (PSDB) cancelou a execução do projeto. O valor da obra esta estimado em R$ 140 mil.
A expectativa da prefeitura é de que o projeto seja retomado após a negociação da Associação dos Municípios do Paraná junto ao governador Roberto Requião (PMDB) para a liberação dos recursos e execução das obras licitadas. Há uma expectativa também de obter recursos junto ao programa do Parana-Urbano, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

mockup