A gerente de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Sônia Fernandes, reuniu-se ontem com membros do Conselho de Saúde da Zona Sul de Londrina. A reunião foi convocada após um abaixo-assinado de cerca de 300 de moradores de cinco bairros pedindo a volta do coordenador do programa de combate à dengue, transferido no final da semana passada para zona rural.
Há cerca de dois meses, os cinco agentes também foram transferidos para outras localidades. Segundo a presidente da Associação de Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato e conselheira de saúde, Rosalina Batista, a comunidade já estava acostumada com o trabalho da equipe que havia conseguido reduzir o índice de infestação a zero.
O ex-coordenador Gebran Youssef Sassine, que mora na região, afirma que a equipe trabalhava há cerca de dois anos e tinha entrosamento com a comunidade. ''Alegaram motivos técnicos e não me informaram mais nada'', afirmou. Segundo ele, após a mudança dos agentes, houve um aumento no índice de infestação do mosquito, que chegou a 7,41 no Campos Elíseos em maio.
Segundo Sônia, a transferência de Sassine foi motivada por problemas de relacionamento dele com o resto da equipe. ''Fazemos mudanças sempre que há problema de qualidade'', disse. Ela afirmou ainda que a transferência dos agentes anteriores atendeu a um pedido do ex-coordenador e que o aumento do índice de infestação ocorreu em toda a cidade e não foi levado em conta na decisão de transferir o rapaz. ''Não vamos rever a decisão porque isso foi baseado em um problema técnico.''

mockup