Moradores das proximidades da rua Luciano Ferracini, no conjunto Ernani Moura Lima (zona leste), estão defendendo a instalação de quebra-molas no cruzamento com a rua Antonio Aljarilla Bejerano, para evitar acidentes de trânsito. Segundo os moradores, nos últimos dias, veículos em alta velocidade vêm trafegando no local, colocando em risco as muitas crianças que moram por ali e que costumam brincar naquele cruzamento.
‘‘Queremos prevenir, evitar o pior já que o risco existe e poderá fazer uma vítima’’, alerta o pintor Josuel de Oliveira. A rua Luciano Ferracini é paralela à avenida Robert Koch, que dá acesso ao Hospital Universitário. Os moradores afirmam que parte do intenso tráfego da avenida está sendo desviado pela rua, facilitando para os motoristas que, dessa forma, evitam dois quebra-molas instalados na Robert Koch.
Como se não bastasse, os moradores estão assustados com veículos que trafegam pelo cruzamento das duas ruas em alta velocidade, inclusive cometendo abusos como ‘‘cavalos de pau’’. ‘‘Mantenho sempre o meu portão fechado’’, afirma o morador Rogério Jorge. Pai de duas filhas pequenas, ele acredita que somente a instalação de quebra-molas poderá solucionar o problema no conjunto Ernani Moura Lima.
Outro vizinho, Sebastião Nogueira, afirma que a colocação dos redutores eletrônicos de velocidade pode parecer uma medida antipática, mas é a única maneira de evitar possíveis acidentes. Ele lembra que, há cerca de 30 dias, uma de suas filhas escapou por pouco de ser atropelada por uma motocicleta que trafegava pela rua Luciano Ferracini em alta velocidade.
De acordo com Nogueira, o ideal seria a instalação de dois redutores na Luciano Ferracini e outros dois na rua Antonio Bejerano. Os moradores dizem que o local é exclusivamente residencial e não conta com área de lazer, o que acaba ‘empurrando’ as crianças para brincar nas ruas.
A instalação de quebra-molas depende de estudo técnico por parte do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). A Companhia Municipal de Urbanização (Comurb) é o órgão da Prefeitura responsável pela execução do projeto.
Ontem, o Departamento de Sistema Viário do Ippul estava paralisado em virtude do protesto dos servidores públicos municipais, que estão em greve contra o não pagamento integral do 13º salário. Por causa da paralisação, a Comurb está com a programação de instalação de quebra-molas atrasada. Segundo a assesssoria de imprensa da companhia, cerca de 70 redutores estão programados para ser instalados em vários locais do Município.

mockup