As últimas horas têm sido de transtornos para a população de Jataizinho, na RML (Região Metropolitana de Londrina). Sem água desde o fim da madrugada desta quarta-feira (15) devido ao rompimento do reservatório principal do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a cidade, que tem 12.687 habitantes, começou a ser atendida durante a tarde por caminhões-pipa de água potável, conforme informado pelo coordenador da Defesa Civil municipal, Rodolfo Brandão.

A ajuda tem sido enviada pelos municípios de Ibiporã, Assaí, São Sebastião da Amoreira e Santa Cecília do Pavão. “A gente já está trabalhando em ações de pronta resposta. Vamos continuar abastecendo a população via caminhão-pipa até que a gente consiga reestabelecer o fornecimento de água.”

LEIA TAMBÉM:

= Vizinha de reservatório em Jataizinho já havia alertado sobre vazamento

Racionamento

Segundo o prefeito de Jataizinho, Vilsinho Quirino (PDT), o abastecimento está previsto para ser retomado nesta quinta-feira (16). “Se não tiver imprevisto”, ponderou ele.

Posteriormente, o presidente da Saae, André Luiz Alves Júnior, projetou que o órgão trabalha com uma previsão de retorno do fornecimento da água, ainda que gradativamente, por volta do meio-dia desta quinta-feira.

De acordo com o prefeito, a Saae começou a atuar no problema logo após o ocorrido, mas acabou enfrentando dificuldades por conta da falta de itens, como peças disponíveis de imediato. O reservatório também vai passar por uma perícia. “A gente frisa a importância de o pessoal racionar a água”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil.

Famílias realocadas

Brandão disse ainda que o município está se articulando para subsidiar a locação de casas para as três famílias que tiveram suas residências danificadas pela enxurrada. Segundo ele, atualmente essas pessoas se encontram acolhidas por parentes na cidade.

O município também colocou dois telefones à disposição da população para dar orientações quanto ao fornecimento de água. Os números são o 3259-1456 e o 3259-1250. A Defesa Civil do Paraná foi acionada pela Defesa Civil de Jataizinho para avaliar um possível auxílio ao caso.

Sem aulas

Apesar da previsão de normalização do serviço, as autoridades locais comunicaram no início da noite desta quarta-feira que, por conta do desabastecimento, não haverá aulas na rede municipal de ensino de Jataizinho nesta quinta-feira. Já o serviços de Saúde do município seguem atendendo os moradores.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1