Inconformados com os altos números de infestação do mosquito Aedes aegypti em Londrina, moradores da zona sul promoveram o mutirão contra a dengue na manhã desta terça-feira (25). O grupo se reuniu às 8h30, em frente ao Colégio Estadual Professora Vani Ruiz Viesse, no conjunto São Lourenço, para distribuir panfletos na região. A proposta é conscientizar a população e tornar o combate à doença mais ativo.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores da zona sul de Londrina fazem mutirão contra dengue
| Foto: Luis Robayo -AFP

“Tivemos essa iniciativa pelos casos de dengue terem aumentado muito em nossa região e observarmos o descaso das pessoas ao verem tudo isso acontecer e não tomarem providências. Algumas pessoas não limpam seus quintais e ainda reclamam quando os agentes vão fazer as visitas”, critica Eunice Souza, 49, líder comunitária.

Ela conta que três dos seus quatro filhos tiveram dengue e que um deles, Thiago Souza Suzuki, 21, tem hidrocefalia e está internado no HU (Hospital Universitário), por conta da doença, o que revolta ainda mais a moradora. “O que mais me encorajou foi ver meu filho com dengue e saber que não foi na minha casa que foi picado, pois sempre fiz minha parte em deixar meu quintal limpo”, aponta.

Para ela, é preciso que a população entenda os riscos da doença e que haja mais fiscalização sobre aqueles que não agem fazendo o básico exigido, que é cuidar com que não tenham focos do mosquito em casa. “É preciso que o poder público faça valer a lei em que o cidadão que não cuida do seu quintal ou terreno vazio seja multado. E também que as pessoas tenham responsabilidade para que não morra mais gente por dengue”, finaliza.

Aproximadamente 15 pessoas participaram da ação. A proposta é ter uma agenda de mutirões para abordar o maior número de pessoas. "Tivemos um retorno legal. Focamos na divulgação do número de telefone para denúncias para que as pessoas apontem o problema e tentar ver se, juntos, conseguimos acabar com isso, porque está a cada dia pior", relata.

NÚMEROS

Segundo último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, Londrina tem 1.663 casos confirmados da doença.