Imagem ilustrativa da imagem Moradores da zona oeste de Londrina querem revitalização de área pública
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Uma antiga residência que virou mocó em um terreno público, ao lado do Caic da zona oeste (Escola Municipal Mari Carrera Bueno), vinha há anos causando um grande desconforto entre moradores dos jardins Santa Rita e Santiago, em Londrina. Localizada na rua José Borali, a estrutura estava instalada em uma área pública extensa, que abriga também uma quadra de esportes com alambrado e um campo de futebol aberto.

Na quarta-feira (22), a construção abandonada, que durante muitos anos serviu de moradia para um caseiro que tomava conta do campo de futebol, foi demolida pela Prefeitura de Londrina. “Essa casinha está abandonada há mais de 10 anos e acabou sendo ocupada por moradores de rua e usuários de drogas. Já colocaram fogo e arrancaram todas as portas e janelas. De dia ou de noite, tinha gente entrando e saindo e alguns chegaram a morar neste espaço. Com a demolição, espero que melhore um pouco”, comenta José Maria Lima, morador do Santiago. Ele utiliza a área como passagem de um bairro ao outro.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores da zona oeste de Londrina querem revitalização de área pública
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Os entulhos da construção ainda estão no local e uma outra estrutura, que funcionava como vestiário, ainda está intacta e com as grades preservadas. Para Lucia Gomes Rodrigues, que mora no Santa Rita há mais de 50 anos, a solução seria revitalizar a área.

“Esse espaço é muito grande e acaba sendo mal aproveitado. As pessoas vão continuar frequentando para usar drogas. Só demolindo não vai resolver o problema. O certo seria melhorar a estrutura para os moradores ocuparem a área para praticar uma atividade física, brincar e passear”, diz.

Outro morador compartilha o desejo de ver o espaço recebendo melhorias. “Aqui já foi bastante frequentado, mas com o tempo foi abandonado e a vizinhança foi ficando cada vez mais com medo. Aqui é um lugar de passagem dos moradores e tem gente que faz caminhadas aqui perto. Demolir o mocó foi importante, mas precisamos de segurança, uma calçada acessível, mais iluminação e quem sabe um parquinho infantil”.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores da zona oeste de Londrina querem revitalização de área pública
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

REVITALIZAÇÃO

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, afirmou que a prefeitura pretende revitalizar a área, com calçadas e bancos novos, reforço na iluminação e reforma da passarela lateral, que liga um bairro ao outro, com acessibilidade.

“Já está dentro do nosso cronograma e a expectativa é começar o serviço ainda neste ano. Também queremos reformar o vestiário e fazer melhorias na quadra. Já o parquinho existente na parte de baixo do terreno passará por uma vistoria para que seja reaproveitado”, diz.

Sobre o número de mocós existentes na cidade, a Prefeitura não tem um levantamento atualizado. Em novembro de 2020, um balanço foi obtido pela FOLHA, através da Lei de Acesso à Informação, apontava 74 locais de permanência de pessoas em situação de rua. Do total, 28 eram espaços públicos e 46 de origem particular. As informações foram fornecidas pela secretaria municipal de Assistência Social.

De acordo com Canhada, a gestão dos espaços públicos é feita pela secretaria municipal de Defesa Social, mas denúncias sobre a presença de mocós podem ser feitas para a Ouvidoria da Prefeitura, a Guarda Municipal ou CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). “Iremos verificar se a área é de propriedade do município para então, dar andamento ao trâmite administrativo”.

Neste terreno específico da zona oeste, Canhada disse que a Prefeitura foi acionada pela Associação de Moradores e que após uma visita de engenheiros, foi constatado que a estrutura realmente estava comprometida e oferecendo perigo à comunidade ao redor, especialmente crianças e idosos. “Antigamente, os bairros contavam com a presença de um servidor ou representante da comunidade para cuidar de determinado espaço em troca de moradia, mas hoje em dia isso não é mais permitido. Dessa forma, alguns desses pequenos centros comunitários ficaram obsoletos”, comenta. (Colaborou Rafael Machado)

SERVIÇO: Para falar com a Ouvidoria da Prefeitura de Londrina, ligue (43) 3372-4531/32/33 ou mande mensagem para (43) 3372-4530 (WhatsApp). A Guarda Municipal atende pelo 153 e a CMTU pelo fone (43) 3379-7900.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.