Moradora de Foz faz festa para comemorar 100 anos
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de janeiro de 2000
Moradora de Foz faz festa
para comemorar 100 anos
Christian RizziCerca de 50 integrantes da família entre filhos, netos e bisnetos vão se reunir hoje no aniversário
Emerson Dias
De Foz do Iguaçu
Especial para Folha
Uma paraguaia naturalizada brasileira que mora em Foz do Iguaçu comemora hoje um século de vida. A matriarca da família Vera, Vicenta Ávalos Ferreira Vera, nasceu em Tacurupucú (atual Hernandárias, cerca de 25 quilômetros de Foz do Iguaçu), e veio com a mãe para o Brasil quando tinha 4 anos. Casou em 1918 com um argentino e desde então decidiu nunca mais sair da cidade.
A história de Vicenta é entrelaçada pela simplicidade de uma vida inteira como costureira aliada aos ideais do companheiro, peronista doente que militou em grupos nacionalistas da fronteira. Diego Vera veio para Foz do Iguaçu em 1916, dentro de um dos navios movido a vapor que faziam o trajeto entre Posadas (Argentina) e Porto Mendes (Brasil).
Misturando as línguas espanhol, guarani e português, Vicenta recorda das notícias das guerras, manifestações políticas e desentendimentos entre os países da tríplice fronteira. Mas lembra também do companheirismo dos colonos, e das mudanças que foram ocorrendo com a pequena cidade, que hoje possui mais de 250 mil habitantes. Questionada sobre como se sente ao completar os 100 anos, ela disse que a vida passou rápida. Eu nem notei. Acho que trabalhamos e vivemos muito bem e felizes, falou.
Hoje cerca de 50 integrantes da família, entre filhos, netos e bisnetos, devem se reunir na casa de Vicenta, que mora ao lado de quatro dos oito filhos que teve. Mesmo ficando triste quando lembra que dois filhos já morreram, ela mantém o bom humor nas horas em que a família está presente.
Apesar da idade não permitir mais que Vicenta ande (está em uma cadeira de rodas), a saúde da bisavó continua perfeita, com direito a um bom vinho e pratos da culinária dos três países, que foram misturadas no cardápio da família há anos.

